ABIQUIFI e EMBRAPII se unem para ampliar produção de insumos farmacêuticos no Brasil

Entidades se unem para estimular produção de insumos farmacêuticos no Brasil
Foto: freepik
Publicidade

A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a fragilidade da saúde pública brasileira ao expor a dependência do País pela importação de insumos farmacêuticos (IFAs) na produção de medicamentos e vacinas. Atualmente, apenas 5% dos insumos são fabricados no Brasil, enquanto os outros 95% são importados, em sua maioria, da China e da Índia. Em um cenário de urgência global, há riscos de colapso na saúde.

Por esse motivo, a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) firmaram um acordo de aliança estratégica de fomento à produção, inovação e independência tecnológica. O projeto visa estimular a fabricação de insumos no País, tonando o setor mais independente de escassez externa.

Norberto Dias, presidente executivo da ABIQUIFI, comenta: “Nenhum país é 100% independente em IFA, mas é possível definir quais insumos poderão ser integralmente ou em parte produzidos aqui, levando em consideração os aspectos da saúde pública e de capacidade tecnológica”.

De acordo com o executivo, a fragilidade vivida com a Covid-19 cria oportunidade para o Brasil retomar sua capacidade de fabricação de IFAs: “Esse é o momento para o Brasil se posicionar e decidir se continuará dependente ou se buscará oportunidades de desenvolver tecnologias, ampliar o parque fabril e reduzir a vulnerabilidade no fornecimento de insumos farmacêuticos”.

Entretanto, ainda que a aliança traga expectativas bastante positivas, seus resultados podem levar em torno de cinco anos para acontecer. “Nossa expectativa é de que com ações estratégicas para o setor, em cinco anos possamos ampliar a produção de insumos, gerar mais empregos e aumentar o fluxo de investimentos”, finaliza Dias.

Veja também: Aspen Pharma compensa mais de 230 mil quilos de resíduos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo