EnglishPortugueseSpanish

Aché lança medicamento inédito para combater elevação do colesterol

Aché lança medicamento que combate altos níveis de colesterol
Foto: freepik

O Aché Laboratórios Farmacêuticos foi a primeira empresa a receber a aprovação para comercializar a combinação fixa de rosuvastatina cálcica e ezetimiba (Trezete) no Brasil e no México. Indicado para o tratamento de pacientes adultos com hipercolesterolemia, alto nível de colesterol no sangue.

O medicamento é resultado de uma inovação exclusiva do Aché, obtida após a aplicação da tecnologia Smart Modulated Combination (SMC), que permitiu a combinação de dois ativos farmacêuticos em um único comprimido e garantiu a proteção dos ativos contra reações químicas.

Estudos clínicos

Os estudos clínicos para o desenvolvimento do medicamento duraram 24 meses e foram realizados em diversos centros de pesquisa brasileiros, com indivíduos de vários estados. Após nove semanas de tratamento, as reduções médias de LDL-C foram superiores a 50%, com a maioria dos pacientes atingindo as metas lipídicas determinadas.

A rosuvastina inibe uma enzima que atua na síntese do colesterol pelo organismo e, com uso contínuo, reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, como colesterol e triglicérides. A ezetimiba age diminuindo a absorção do colesterol no intestino delgado.

Com a pesquisa, se descobriu que os dois mecanismos de ação obtidos pela combinação das duas substâncias aumentam o efeito redutor dos níveis de colesterol, em comparação ao uso isolado desses medicamentos nas mesmas doses.

O coordenador do estudo clínico e professor associado de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Francisco Antônio Helfenstein Fonseca, explica que o medicamento chega para atender à necessidade de um controle rigoroso dos níveis de colesterol: “A hipercolesterolemia atualmente é tratada no Brasil com a indicação de vários medicamentos, preconizados em diretrizes de tratamento. Com este novo medicamento, teremos uma opção terapêutica eficaz para o controle dos níveis de colesterol, contribuindo para a redução das complicações cardiovasculares”.

Altos níveis de colesterol

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com 850 pessoas constatou que os níveis elevados de colesterol atingem aproximadamente 60 milhões de brasileiros, indicando que 4 a cada 10 pessoas sofrem com isso. Além disso, 11% da população nunca realizou exame de colesterol.

Veja também: Metade dos sobreviventes de ataques cardíacos não controlam níveis de colesterol

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu