Anvisa aprova terapia da Bristol Myers Squibb para o tratamento de anemia

Terapia da BMS para anemia é aprovada pela Anvisa
Foto: freepik
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em dezembro passado, o luspatercepte, primeiro agente de maturação eritróide para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependentes de transfusões sanguíneas associada a síndromes mielodisplásicas (SMD) ou beta-talassemia.

Ainda que possuam características clínicas e origem diferentes, a SMD e a beta-talassemia têm em comum uma falha no processo de maturação durante a fabricação das células do sangue pela medula óssea. O principal sintoma desses pacientes é a anemia grave, que os torna dependentes de transfusões de hemácias. Além das recorrentes idas ao banco de sangue, esse tratamento pode levar a complicações como infecções, sobrecarga de ferro e reações transfusionais.

Com o luspatercepte, a Bristol Myers Squibb (BMS) conseguiu aprovação da Anvisa. Seu principal impacto para os pacientes é justamente pela redução da dependência de transfusões de sangue devido à melhora na anemia.

Agora o medicamento espera o parecer da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão responsável por estabelecer e aprovar os preços dos medicamentos no País. A expectativa é de que o valor seja estabelecido em breve e a comercialização aconteça a partir de maio de 2022.

Veja também: Biomm e Lupin anunciam acordo para comercialização de medicamento para neutropenia

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo