Anvisa aprova tratamento da Merck para câncer de pulmão avançado

Merck tem tratamento para câncer de pulmão aprovado
Foto: Divulgação
Publicidade

A Merck anunciou a aprovação regulatória de Tepmetkotm (tepotinibe) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado com uma alteração específica chamada de mutação skipping do METex14. O Tepmetkotm é o primeiro e único inibidor altamente seletivo de MET aprovado pela Anvisa que oferece uma dose oral única diária.

A aprovação se baseia nos resultados do estudo clínico Fase II Vision, o maior já realizado em pacientes com essa doença. “A aprovação desse tipo de medicamento é de extrema importância, pois viabiliza a chamada medicina de precisão, que tem avançado no sentido de compreender as mutações genéticas que levam ao crescimento, resistência e progressão dos tumores. Dessa forma, o objetivo é tratar cada paciente de maneira única e precisa, com a melhor opção para cada caso”, explica Luiz Magno, diretor médico da Merck Brasil.

De acordo com o médico, a mutação METex14 ocorre em 3% a 4% dos casos do CPNPC, e os pacientes com esse tipo agressivo de câncer são em sua maioria idosos. Ao todo, o câncer de pulmão de não pequenas células é o tipo mais comum de câncer em todo o mundo e a principal causa de morte relacionada ao câncer – com 1,9 milhão de mortes todos os anos.

O Tepmetkotm aguarda agora a aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Ele já foi aprovado em países como Japão e Estados Unidos.

Veja também: SBIm e GSK lançam ferramenta para auxiliar na retomada de esquemas vacinais atrasados

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo