Aspen Pharma alerta sobre os riscos da automedicação

Automedicação é perigosa, alerta Aspen Pharma
Foto: freepik

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais da metade das pessoas que fazem uso ou precisam de medicamentos, consegue adquiri-los sem receita ou prescrição médica. No Brasil, existe uma farmácia para cada 3,3 mil habitantes, o que coloca o País entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo.

O Conselho Federal de Medicina (CRM) estima que 77% das pessoas fazem uso sem orientação profissional – e os campeões de uso são os anticoncepcionais, anti-inflamatórios, analgésicos e descongestionantes nasais.

Sandra Bandeira, gerente médica da Aspen Pharma, explica que a automedicação muitas vezes é vista como uma solução para o alívio dos sintomas, mas que pode trazer consequências como agravamento de uma doença, associação medicamentosa inadequada, intoxicação e resistência, reações alérgicas, dependência e até morte.

“Somente o profissional de saúde tem capacidade de identificar o que o paciente está sentindo, fazer o diagnóstico, investigar a causa e instituir o tratamento que mais se aplica a cada situação e, ainda, esclarecer dúvidas que podem surgir durante o tratamento. A utilização de qualquer medicamento deve sempre ser feita com segurança e, para isso, deve-se consultar o médico para que ele indique qual o medicamento mais adequado, a quantidade e o horário de administração, pois garante o uso mais correto e seguro. Também é importante ler a bula do medicamento para conhecer as contraindicações e os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir”, explica a profissional.

É importante ainda não seguir as indicações de amigos ou familiares que tomaram medicamentos para sintomas semelhantes. Além disso, Sandra reforça que tomar compostos naturais ou chás durante o tratamento sem questionar o médico também é prejudicial à saúde.

Veja também: MSD apresenta resultados de estudos que reduzem risco de morte no tratamento de três tipos de cânceres

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia