Biogen anuncia primeiro paciente tratado em estudo sobre AME

Biogen publica resultados de estudo sobre AME
Foto: shutterstock
Publicidade

A farmacêutica Biogen anunciou, em janeiro deste ano, que o primeiro paciente foi tratado no estudo clínico global RESPOND, que examina o benefício clínico e avalia a segurança do Spinraza em bebês e crianças com atrofia muscular espinhal (AME) e que ainda têm necessidades clínicas não atendidas após o tratamento com a terapia gênica Zolgensma.

A doença AME

As crianças com AME não produzem a proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN) suficientemente, o que afeta a capacidade de se sentar e andar e até mesmo as funções básicas como respirar e engolir. O objetivo do estudo é justamente entender se a eficácia do Spinraza realmente leva à produção da proteína SMN, mesmo em pacientes que foram previamente tratados com outra terapia gênica e não responderam de forma adequada.

Estudo RESPOND

 O RESPOND será conduzido, ao todo, em 20 centros de diversos países e planeja incluir 60 crianças de até três anos de idade com AME, devendo durar cerca de dois anos. Julie Parsons, principal investigadora do estudo, professora de Neurologia e Pediatria Clínica e diretora em Distúrbios Neuromusculares Pediátricos do Hospital da Criança e da Universidade de Medicina de Colorado, nos Estados Unidos, comenta os detalhes.

“Na prática clínica, existe um senso de urgência para abordar a perda do neurônio motor na AME a partir do primeiro sinal ou até mesmo antes dos sintomas, para prevenir uma progressão adicional da doença. Em alguns pacientes tratados com terapia gênica, reconhecemos que uma proteção adicional ao neurônio motor é necessária. Nossa esperança é que os resultados do RESPOND demonstrem se o Spinraza consegue melhorar o tratamento para alguns de nossos pacientes mais jovens”.

Medicamento no Brasil

O Spinraza é o único tratamento modificador aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para AME 5q sem restrição de subtipos, peso, idade ou condição clínica. Atualmente, apenas os pacientes com atrofia muscular espinhal 5q tipo I têm acesso ao medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está avaliando a possibilidade do fornecimento do medicamento para pacientes dos tipos II e III.

Veja também: Biogen lança plataforma científica no Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo