A Blau Farmacêutica, que atende o segmento hospitalar, inaugurou em seu complexo industrial de Cotia (SP) uma planta voltada à produção de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) biotecnológicos. Na primeira etapa, a Anvisa autorizou a produção de quatro IFAs: Alfapoetina, Filgrastim, Peg-Filgrastin e Somatropina.
A nova planta possui 3.000 m² de área e recebeu um investimento de R$ 200 milhões. Marcelo Han, CEO da farmacêutica, que há mais de 20 anos investe em tecnologia, acredita que esta é uma excelente oportunidade: “Acabamos de dar um grande passo na verticalização de IFAs biotecnológicos no Brasil. Esta planta tem tecnologia de última geração com aplicativos desenvolvidos para fazer todos os controles gerenciais e supervisório totalmente digitais, o que garante qualidade, segurança, rastreabilidade e produtividade”.
O CEO explica que atualmente o Brasil é dependente de importação da grande maioria dos IFAs para a produção de medicamentos biológicos, o que limita o acesso a tratamentos mais avançados: “A nossa nova unidade industrial de insumos é um marco que consolida a Blau como uma plataforma de biotecnologia de larga escala, trazendo mais autonomia e independência para a companhia”.
O complexo industrial conta ainda com uma planta de produção de medicamentos biológicos/biotecnológicos com equipamentos de última geração.
Veja também: Biogen anuncia primeiro paciente tratado em estudo sobre AME