Campanha da Viatris reforça importância da rede de apoio e cuidado com saúde mental

Viatris lança campanha para saúde mental
Foto: iStock
Publicidade

Visando conscientizar a população sobre depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio por meio da valorização do autocuidado e do papel fundamental da rede de apoio, a Viatris, em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), lança a campanha “Bem Me Quer, Bem Me Quero: o diálogo sobre depressão e ansiedade pode salvar vidas” durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A iniciativa é um convite ao acolhimento e à reflexão sobre a importância de ajudar quem precisa, além de estimular as pessoas a procurar e aceitar ajuda. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil lidera o ranking de casos de depressão na América Latina – mais de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a doença – e ocupa o topo do mais ansioso do mundo, com aproximadamente 19 milhões de pessoas com transtorno de ansiedade.

Muitos casos surgiram e se agravaram com a pandemia, o que estimulou a ABRATA a lançar um alerta às autoridades de saúde. A psiquiatra e membro do Conselho Científico da Associação, Alexandrina Meleiro, conta que quase todos os casos de suicídio têm relação com transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A campanha adotou o girassol como símbolo da vida e que, assim como os seres humanos, precisa de apoio de todo o ecossistema para se manter firme, mesmo em dias nublados. Serão diversas ações, com o objetivo de valorizar o paciente como protagonista de sua própria vida.

O artista visual Apolo Torres foi convidado para desenvolver uma arte exclusiva nas estações de metrô de São Paulo – Sé, Luz e Consolação – durante o mês de setembro, em parceria com o Metrô Social e o Governo do Estado de São Paulo. O personagem principal está no centro da obra, com uma mulher ao seu lado representando a rede de apoio, empunhando o girassol e oferecendo uma rede de apoio.

“Como uma empresa global de saúde, temos consciência do nosso papel junto à sociedade. Sabemos que a depressão e a ansiedade estão entre as doenças que mais crescem no mundo. Por isso, entendemos que é fundamental promover ações que estimulem o debate sem preconceitos, reforcem a necessidade de o paciente buscar ajuda e incentivem a população a cuidar de si e do outro”, finaliza a neurologista e diretora médica da Viatris, Elizabeth Bilevicius.

Veja também: Viatris, fusão entre Mylan e Upjohn, chega ao Brasil

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo