Cimed investirá R$ 300 milhões em P&D, incluindo experimentos em laboratório espacial

Cimed investirá em pesquisa e desenvolvimento
Foto: Divulgação

A farmacêutica brasileira Cimed está iniciando uma importante movimentação científica espacial que pode colocar o Brasil em posição de destaque nos próximos anos. A companhia prevê um investimento de R$ 300 milhões, em um período de cinco anos, para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, também por meio de estudos no espaço. O objetivo é incluir o desenvolvimento científico espacial entre os pilares da empresa.

O Cimed X contempla, na primeira fase, uma parceria com a empresa de logística Airyantis e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para viabilizar o experimento que consiste em cristalizar proteínas no espaço.

As amostras preparadas pelos pesquisadores do CNPEM serão enviadas para o módulo japonês da Estação Espacial Internacional (ISS), KIBO, em parceria com empresas japonesas e a própria agência espacial do Japão, a JAXA. Em órbita, um astronauta executará o experimento brasileiro e, após três ou quatro meses, se bem-sucedido, as amostras retornarão à Terra para serem analisadas.

“Acreditamos que a investigação por meio dos experimentos espaciais é vital para contarmos com uma indústria farmacêutica nacional mais bem preparada em atender às diversas necessidades de saúde atuais e futuras”, explica João Adibe Marques, presidente da companhia.

O executivo revela que a empresa segue no propósito de desenvolver medicamentos de qualidade a preços acessíveis, assim como vitaminas e produtos de higiene e beleza, mas que passará a investir também em pesquisas espaciais para o desenvolvimento de novos produtos, com foco em medicina preventiva e regenerativa: “Trata-se de um novo pilar da Cimed, que tem como objetivo ampliar o acesso da população à saúde e, ainda, contribuir com o acervo da ciência brasileira”.

Veja também: Teuto atesta sustentabilidade da operação com embalagens de fibras certificadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia