EMS celebra os 26 anos dos genéricos com iluminação do Cristo Redentor

Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro.
EMS celebra os 26 anos dos genéricos com iluminação do Cristo Redentor
Foto: Divulgação
Publicidade

Na terça-feira (20/05), data que marca o Dia Nacional do Medicamento Genérico, a EMS – maior laboratório farmacêutico do país – promoveu uma ação simbólica e de grande visibilidade: a iluminação em azul do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em um movimento para enaltecer esse marco para a saúde no Brasil. A iniciativa já se tornou uma tradição para a farmacêutica e é uma homenagem à categoria que transformou o acesso à saúde no país.

Espaço publicitário

A iluminação desse importante monumento nacional, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ocorreu às 20h30, com a presença de executivos da empresa e outros representantes do setor. A ação buscou chamar a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em 2000 – ano em que a EMS também se tornou pioneira na produção e comercialização desses medicamentos no país. Naquele ano, foram colocados no mercado a ranitidina, a ampicilina e a cefalexina.

“A data marca uma transformação histórica na saúde do Brasil, da qual temos muito orgulho de fazer parte e de sermos os primeiros a fomentá-la. Um divisor de águas em termos de mais qualidade de vida e bem-estar para a população brasileira, sem dúvida. E, ao iluminar novamente um ponto tão emblemático como o Cristo Redentor, queremos continuar chamando a atenção para essa data tão significativa, reforçar a relevância dos genéricos e seu impacto direto na vida de milhões de pessoas”, afirma Cauê Nascimento, diretor executivo de Genéricos da EMS.

Leia também: Dermacyd lança novo posicionamento em campanha

O executivo reforça que, “ao longo desses 26 anos (desde a legislação que estabeleceu os genéricos no Brasil – Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999), a categoria evoluiu, conquistou credibilidade perante a classe médica e os consumidores, e se consolidou como um pilar essencial na democratização do acesso à saúde, fazendo-se presente em milhões de lares que hoje reconhecem sua importância, eficácia e segurança”.

Como parte da ação do Dia Nacional do Medicamento Genérico 2025, a EMS também realizará a doação de medicamentos MIP (isentos de prescrição médica) para projetos sociais atendidos pelo Consórcio Cristo Sustentável.

Ação com embaixadores

Na terça-feira (20/05), a ação de iluminação do monumento ao Cristo Redentor e a homenagem aos genéricos e ao pioneirismo da EMS no segmento também foram destacadas nas redes sociais, nas páginas proprietárias da empresa (@emsfarmaceutica) e em postagens feitas pelos embaixadores da marca Rodrigo Faro (@rodrigofaro), Amanda Meirelles (@ameirelles) e Erika Schneider (@erikaschneider).

Liderança em genéricos

Pioneira na produção e comercialização de genéricos desde o ano 2000, a EMS lidera o segmento desde 2013 e conta hoje com o maior portfólio do Brasil, com cerca de 400 apresentações de produtos.

A EMS movimenta mais de R$ 3,3 bilhões de faturamento por ano (IQVIA abr/25) no segmento. Atualmente, a companhia detém 16,0% de market share em valor e comercializou mais de 287 milhões de unidades só em 2024. Mensalmente, são mais de 23 milhões de caixas de genéricos dispensadas – o equivalente a 32 mil vendidas por hora e 555 por minuto em todo o Brasil –, consolidando o compromisso da EMS com o acesso à saúde e medicamentos. Nos últimos 12 meses, o mercado de genéricos cresceu 8,5% em unidades, enquanto a EMS cresceu 10,5%, conquistando ainda mais espaço nos lares brasileiros e promovendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Pelo quinto ano consecutivo, a marca foi reconhecida, em 2024, como a mais lembrada pelos consumidores na categoria de genéricos, de acordo com a pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha e do jornal Folha de S.Paulo.

Genéricos: economia, confiança e saúde

Com eficácia e segurança comprovadas, os genéricos conquistaram a confiança de médicos e pacientes. Segundo a PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares), cerca de 79% dos brasileiros afirmam comprar ou já terem comprado medicamentos dessa categoria, cujo preço é pelo menos 35% inferior ao do medicamento de referência – podendo chegar a até 90% de economia.

Espaço publicitário

Hoje, os genéricos representam 35% de todos os medicamentos comercializados no Brasil. Apenas em 2024, mais de 5,6 bilhões de caixas foram vendidas no país. Ao longo dos anos, a categoria já gerou uma economia que ultrapassa R$ 346 bilhões para os consumidores brasileiros, de acordo com a entidade.

Créditos das fotos: Guilherme Silva – @wguilhermesilva / @CristoRedentorOficial

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais acessíveis.
Companhia também abre novas vagas de emprego na cidade.
Ação visa reforçar o compromisso da empresa com cultura, esporte, saúde e meio ambiente, com foco em impacto social positivo.
Documento destaca avanços em equidade, inovação e meio ambiente.
Novo posicionamento, pautado em ampla pesquisa para entender as mulheres, resgata autenticidade, intimidade e autocuidado.
Protetores solares, cosméticos, descongestionantes e produtos multifuncionais são as novidades da marca.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.