Eurofarma e UFRJ firmam acordo de cooperação técnico-científica inédito no Brasil

Eurofarma firma acordo com UFRJ
Foto: freepik
Publicidade

Foi lançado, no dia 22/05, um acordo entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), uma rede que desenvolve pesquisas científicas, sejam elas em universidades ou centros de pesquisas em todo o País, e a Eurofarma, empresa farmacêutica, que tem como objetivo identificar novas moléculas para desenvolvimento de projetos científicos de novos fármacos.

A sede do INCT-INOFAR é o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia também: INCT-INOFAR e Eurofarma firmam acordo de cooperação científica

Parceria quer desenvolver novos medicamentos

Uma das justificativas para o acordo é desenvolver pesquisas que levem ao desenvolvimento de medicamentos inovadores, além de capacitar recursos humanos e transferir cada vez mais tecnologia. O coordenador científico da LASSBio e do INCT-INOFAR, Eliezer Barreiro, acredita que a parceria seja positiva para o País.

“Temos o início de uma parceria única no Brasil, em que toda a cadeia de inovação farmacêutica se beneficiará. Hoje, as universidades têm uma ideia, desenvolvem projetos e criam conhecimento, mas tudo isso acaba em uma renomada publicação científica. Nesse modelo, a indústria farmacêutica poderá desenvolver novos medicamentos, que chegarão aos pacientes. E as universidades envolvidas receberão recursos advindos de todo o trabalho desenvolvido, que fomentará ainda mais conhecimento e novas descobertas”, explica Barreiro.

Pelo acordo, os pesquisadores terão acesso ao acervo de 2 mil moléculas, muitas com propriedades biológicas comprovadas, que ficam na Quimioteca do LASSBio.

Convênio com Eurofarma

A Eurofarma e o LASSBio desenvolverão atividades vinculadas aos projetos científicos nas áreas de síntese orgânica e farmacologia. O coordenador científico explica que os jovens envolvidos nesses projetos científicos querem conquistar reconhecimento profissional pela molécula que ajudou a descobrir. “Para transformar em medicamento as pesquisas desenvolvidas no ambiente da universidade, é essencial a parceria com a indústria farmacêutica”.

Primeiras metas

Um dos primeiros objetivos da parceria é investir em descobertas para leishmaniose, inflamação e depressão. A vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna, explica que o planejamento estratégico da empresa prevê que, até 2030, 15% das vendas serão revertidas para pesquisa e desenvolvimento. “Em 2018, investimos R$ 250 milhões na pesquisa de fármacos e medicamentos e outros R$ 155 milhões estão sendo investidos no Centro Eurofarma de Inovação”.

Veja também: EMS lança campanha para projetos inovadores de médicos e pesquisadores

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo