FEMSA negocia compra das drogarias São Paulo e Pacheco

Grupo DPSP promove Black Week
Foto: Divulgação
Publicidade

Segundo o site Brazil Journal, a holding mexicana FEMSA está negociando a compra de 100% do Grupo DPSP, formado pelas Drogarias São Paulo e Pacheco. Fontes informaram ao jornal que as conversas ainda são preliminares e não existe garantia de que o negócio será fechado.

Atualmente o DPSP vem sendo representado por uma ex-banker do Banco Espírito Santo que assessorou a Pacheco na fusão com a São Paulo em 2011.

Negociações internacionais costumam não dar certo

Geralmente a tentativa de entrada de investidores internacionais no varejo farmacêutico brasileiro não são bem-sucedidas. A CVS, que já chegou a negociar a compra do DPSP, precisou vender a Onofre para a Raia Drogasil, em 2018, por tomar prejuízo.

Entretanto, a FEMSA possui expertise na América Latina e vontade de estar no Brasil.

A FEMSA

A holding, que é dona da maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo, tem operações no Brasil e um braço que opera mais de 1.100 farmácias no México e no Chile sob as marcas YZA, Moderna, Farmacon e Cruz Verde.

O investimento em farmácias começou no México, em 2013, para aumentar a expertise no varejo, que adquiriu em lojas de conveniência. A FEMSA é dona da Oxxo, a maior rede de lojas de conveniência da América Latina, que possui mais de 18 mil pontos de venda no México, Colômbia, Chile e Peru.

Estratégia vem em momento oportuno

As conversas com o Grupo DPSP acontecem no momento em que a FEMSA coloca os pés no varejo brasileiro das lojas de conveniência. Em agosto, a empresa fechou sociedade com a Raízen, joint venture da Shell e Cosan, para expandir as lojas Shell Select e aproximá-las da bandeira Oxxo.

O Grupo DPSP

Atualmente, o DPSP possui 1.350 lojas concentradas principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2018, faturou R$ 9,1 bilhões, 3% a mais que no ano anterior. O lucro, na contramão, recuou 23%, totalizando R$ 216 milhões.

A Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo se fundiram em 2011. A família Barata, dona da Pacheco, tem participação de 51% no Grupo. Os 49% que restam pertencem à família Carvalho, fundadora da Drogaria São Paulo.

Veja também: Raia Drogasil fecha aquisição da Onofre

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo