Gilead Sciences tem indicação de medicamento que reduz riscos de infecção por HIV aprovada no Brasil

Gilead Sciences tem novo tratamento aprovado contra HIV
Foto: freepik
Publicidade

A farmacêutica Gilead Sciences obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma nova indicação de tratamento com o medicamento Truvada. A partir de agora, adolescentes com 15 anos ou mais podem usá-lo para reduzir o risco de infecção pelo HIV. Anteriormente, a medicação era indicada apenas para adultos.

A autorização da ampliação de uso para pessoas acima de 15 anos, de alto risco e com peso corporal igual ou superior a 35 kg, foi publicada no Diário Oficial da União na última semana. São considerados de alto risco aqueles que têm parceiro infectado pelo HIV, que fazem uso inconsistente ou não usam preservativo, que têm diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, profissionais do sexo ou que possuem parceiros com situação desconhecida sobre o HIV.

“Com a expansão do grupo que pode usar Truvada como uma opção de prevenção, demos mais um passo importante na redução das taxas de transmissão do HIV e aumentamos a qualidade da saúde pública no País”, acredita Rita Manzano Sarti, infectologista e diretora médica sênior da Gilead Sciences Brasil.

Além dos medicamentos para prevenção e tratamento da infecção pelo HIV, a farmacêutica possui ainda o Movimento PositHIVo, uma plataforma com conteúdos exclusivos sobre formas de prevenção e tratamento para combater a sorofobia, a discriminação de pessoas que convivem com a doença.

Essa movimentação é extremamente importante já que, segundo Boletim Epidemiológico de 2020, toda semana seis mil jovens são infectados no mundo pelo HIV. Estima-se que mais de 11 milhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos convivam com o vírus.

Veja também: Grupo Prati-Donaduzzi reconhece inovações propostas por colaboradores

 

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo