GSK e Pfizer iniciam fusão das operações no Brasil

GSK e Pfizer criam joint venture no Brasil
Foto: freepik
Publicidade

A Época Negócios noticiou que a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) e a americana Pfizer Consumer Healthcare iniciaram, em novembro, o processo de fusão de suas operações no Brasil, originando a joint venture GSK Consumer Healthcare.

A união entre as duas empresas resultará no que será considerada a maior companhia do mundo para produtos de venda livre de prescrição médica, o segmento de MIPs. Com a fusão, o portfólio de produtos no mercado brasileiro aumentará, incluindo as marcas Centrum, Advil, Stresstab e Caltrate, da Pfizer.

Joint venture trará aumento de faturamento

A fusão, anunciada ainda em dezembro de 2018, só teve a conclusão do acordo concluída em agosto deste ano. Estima-se que o faturamento da GSK Consumer Healthcare chegue a quase 10 bilhões de libras.

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, em junho, a fusão entre as duas farmacêuticas. Na decisão, a empresa resultante contará com participação acionária majoritária da GSK, com 70%, e da Pfizer com 30%.

No Brasil, o faturamento deve ficar em torno de R$ 1 bilhão. É esperado que a joint venture cresça 5% em 2020. O diretor de marketing da GSK Brasil, Renato Camera, fala sobre o plano de crescimento. “Vamos acelerar o crescimento das marcas e aproveitar as oportunidades do mercado no País”, diz.

Planos para o futuro da fusão

A nova empresa utilizará a estrutura da GSK que já existe no Rio de Janeiro – o Centro de Distribuição em Duque de Caxias e a fábrica em Jacarepaguá.

A presidente da GSK Brasil, Andrea Rolim, afirma que as empresas são complementares. “Vamos avaliar as marcas da Pfizer com maior potencial de crescimento e aplicar um investimento robusto para aumentar o nosso mercado em categorias que não atuávamos antes”.

Entretanto, já foi anunciado que, em até três anos, a joint venture deverá se separar da GSK, tornando-se uma empresa independente de Consumer Healthcare. A nível global, a integração completa entre as duas farmacêuticas deverá ser finalizada até 2021.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo