Visando ampliar a conscientização sobre o pré-diabetes – condição que pode indicar grande probabilidade do desenvolvimento de diabetes tipo 2 no futuro –, a Merck promove uma ampla campanha na América Latina, alertando a população sobre a importância de manter os cuidados com a saúde.
“A pandemia trouxe diversos impactos na saúde dos indivíduos de forma geral, especialmente na América Latina. Após longos meses em casa, muitos mudaram os hábitos, mas nem todos necessariamente para melhor. Dessa forma, mais do que nunca, se faz necessário um alerta geral a respeito da importância de voltarmos aos cuidados de rotina, check-ups e tudo aquilo que sabemos que pode prevenir doenças como o pré-diabetes, como ter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas”, explica Augusto Grinspan, vice-presidente médico da Merck para a América Latina.
Pensando nisso, a companhia se uniu ao Guinness World Records para propor um recorde a ser estabelecido – 10 mil pessoas testadas para o risco de pré-diabetes na América Latina. Um teste online foi disponibilizado nas redes sociais, permitindo aos interessados conhecer o risco de desenvolver a condição.
Após algumas perguntas básicas, a plataforma avalia os fatores de risco, como sobrepeso e obesidade; histórico familiar; histórico de diabetes gestacional; sedentarismo e hipertensão, informando se a pessoa apresenta risco baixo, levemente elevado, moderado, alto e muito alto de ter a condição.
Veja também: Crises de hipoglicemia são foco de nova campanha de educação da Novo Nordisk