As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) geram muitos tabus. Pensando nisso, a MSD Brasil criou o projeto “HPV Pode Acontecer” para disseminar informações de saúde por meio de sites e de um perfil no Instagram. O objetivo é conscientizar homens e mulheres, jovens e adultos, sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce.
O Instagram @hpvpodeacontecer focaliza pessoas entre 18 e 46 anos que sabem pouco ou nada sobre o tema e disponibiliza conteúdo, de forma didática e descontraída, para reforçar a importância de se prevenir a doença. O projeto também terá perfis no Google, Facebook e YouTube, além de parcerias com Minha Vida, um dos maiores portais de saúde e bem-estar do Brasil, Catraca Livre, Hypeness e BuzzFeed.
A MSD contará com o apoio de grandes atrizes e influenciadoras digitais, pais e jovens para ajudar a alcançar um número maior de pessoas. A sigla HPV designa um conjunto de vírus chamado papilomavírus humano, que possui mais de 170 tipos e a forma mais comum de contágio é pela via sexual, com elevado risco de contágio ao longo da vida.
O vírus provoca infecção da pele e das mucosas, acarretando lesões intraepiteliais, uma condição em que há alterações nas células a superfície do colo do útero, verrugas genitais e outras lesões que podem ser precursoras de cânceres. A prevenção é feita por meio da vacinação, do uso da camisinha e de exames preventivos.
Veja também: MSD Brasil custeia 100% do tratamento antitabagismo para colaboradores que desejam parar de fumar