Novo tratamento oral para artrite reumatoide chega ao Brasil

Homem sentindo dor por causa de artrite reumatoide
Foto: freepik
Publicidade

A farmacêutica Eli Lilly acabou de lançar um medicamento oral indicado para monoterapia ou em combinação com metotrexato (MTX) para o tratamento de pacientes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave. O Olumiant (Barcitinibe) deve ser usado por pessoas que tenham resposta inadequada ou intolerância a um ou mais antirreumáticos modificadores da doença.

O estudo do tratamento

Foram cinco anos e meio de estudos com mais de 3,5 mil pacientes em todo o mundo. Os resultados foram bastante significativos no combate à inflamação das articulações, retardo na progressão da doença e melhora rápida de sintomas como dor articular, fadiga e rigidez matinal.

A gerente médica de Imunologia da Lilly, Marcela Caselato, explica que o tratamento vem auxiliar os pacientes que ainda sofrem com os efeitos debilitantes da doença. “Acreditamos que, como uma terapia de última geração, Olumiant vai ajudar os pacientes brasileiros com artrite reumatoide a se sentirem melhor mais rapidamente”, analisa.

O medicamento, já aprovado em mais de 40 países, é sintético e deve ser usado oralmente todos os dias. Tem como objetivo inibir a proteína JAK, o que contribui para a diminuição da ativação do sistema de defesa, inflamação e as deformidades das articulações.

Dados da artrite reumatoide

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica capaz de afetar diversas articulações do corpo e atinge cerca de 1% da população.

A causa ainda é desconhecida, mas se sabe que as mulheres sofrem duas vezes mais com ela do que os homens. A primeira aparição acontece, geralmente, entre os 30 e 40 anos, avançando conforme os anos passam.

Por ser autoimune, a doença faz com que o sistema imunológico, que defende o corpo de infecções, ataque o próprio organismo.

Alguns dos principais sintomas são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo.

Veja também: Anvisa aprova medicamento biossimilar para doenças inflamatórias

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo