A Roche, com o compromisso de ter uma atuação ambientalmente sustentável, desenvolve e lidera práticas e iniciativas para diminuir os impactos ambientais de suas operações. Uma delas é o incentivo ao reuso e à reciclagem de materiais necessários para manter a qualidade e a segurança de seus produtos e controlar a destinação correta dos resíduos.
Para alcançar o objetivo, a farmacêutica contribui para a implementação da logística reversa de medicamentos através da conscientização e da informação de qualidade para a população. Isso ocorre por meio da parceria com a eCycle, que criou uma plataforma no site de ambas as empresas com informações sobre o manuseio e o descarte correto de medicamentos vencidos, sobras, seringas, agulhas, frascos e embalagens, e também a identificação, por geolocalização, de postos de coleta.
“Sabemos que não basta a regulamentação da logística reversa no Brasil se o usuário de medicamentos não compreende os impactos causados pelo descarte incorreto. Atuar na informação é imprescindível para que esse ciclo se concretize”, afirma Sarah Chaia, diretora da Divisão Jurídica, Compliance, Responsabilidade Social & Sustentabilidade, Políticas Públicas e Parcerias Sustentáveis da Roche.
Além disso, a companhia implementou, em março de 2021, um programa de logística reversa de embalagens da cadeia de frio no Centro de Distribuição em Goiás, além de possuir uma plataforma disponibilizada em todas as unidades de negócio que permite a tramitação online de documentos e diminui o impacto ambiental da sede.
Veja também: Cellera Farma lança campanha para conscientização da miastenia