A farmacêutica Roche uniu-se à SAS Brasil, organização sem fins lucrativos, e à rede de supermercados DIA Brasil e ao Hemocentro São Lucas para levar um banco de sangue móvel a diversos pontos da grande São Paulo até o final do mês de julho.
O objetivo é estimular as pessoas a doarem sangue de forma segura, já que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. Durante a pandemia e o período de isolamento social, os estoques de bancos de sangue despencaram.
Segurança durante a doação
Para evitar aglomerações, as doações acontecem com horário previamente marcado por WhatsApp. A triagem é feita na parte externa da carreta, em salas individuais. Os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto. Pessoas com sintomas como tosse, febre e dores no corpo não poderão doar.
Agendamento
O agendamento para doação de sangue na carreta deve ser feito pelo WhatsApp (11) 95897-1046, das 8h às 20h, incluindo aos finais de semana. O horário da coleta é sempre entre 8h e 16h.
Veja também: Merck e The Green Hub anunciam parceria para ampliar conhecimento científico de cannabis no Brasil