A farmacêutica Sanofi criou uma rede de aprendizagem colaborativa para que os funcionários possam trocar conhecimentos. Nomeada como Arena do Saber, é uma iniciativa da equipe de Recursos Humanos e aborda temas como técnicas e entrevistas, fundamentos de finanças, transformação digital, comunicação para líderes, metodologia Agile, conversas empáticas, entre outros.
Como funciona a rede de aprendizagem?
São identificados funcionários que dominem um determinado tema, sem se preocupar com o nível hierárquico, e é feito um convite para que sejam facilitadores na transmissão desse conhecimento para os outros.
O diretor de Recursos Humanos, Pedro Pittella, acredita que é uma oportunidade para expandir conhecimento. “A Arena nasceu do nosso foco em cooperação transversal, que é uma competência valorizada pela Sanofi, combinada com a construção de uma cultura de aprendizagem em rede, onde todos podem aprender e ensinar alavancando os saberes que existem na organização”, comenta.
Auxílio para os facilitadores
Pelo fato de muitos dos facilitadores não serem profissionais de treinamento, a área de Recursos Humanos os apoia no desenho dos programas, preparando-os de forma mais apropriada. Além disso, realiza uma capacitação sobre facilitação, o que ajuda a aprimorar suas habilidades.
O projeto piloto da Arena do Saber
O primeiro projeto, em andamento de maio a agosto, teve 264 vagas abertas. “Tivemos 60% das vagas preenchidas nas primeiras 24 horas. Praticamente todas as turmas estão cheias, algumas têm até lista de espera”, comenta Pittella. Algumas sessões, inclusive, foram transmitidas pela internet.
Para a próxima temporada da Arena do Saber, já estão sendo estudados novos temas, formatos e a ampliação do alcance.
Veja também: Liderança no varejo: o que precisa para ser diferente?