O Laboratório Teuto disponibilizou, em dezembro de 2020, a nova versão genérica do Bissulfato de Clopidogrel 75mg. O medicamento é utilizado para prevenção secundária de eventos aterotrombóticos, como infarto agudo do miocárdio (IM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular em adultos. É considerado um antiplaquetário pois facilita a circulação do sangue e evita a formação de trombo, coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo.
Bissulfato de Clopidogrel
Thiago Lobo Matos, farmacêutico supervisor de mercado do Teuto, esclarece que o medicamento pode ser usado apenas com orientação e receita médica: “O Bissulfato é contraindicado caso o paciente apresente alergia ou intolerância ao clopidrogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso tenha úlcera péptica (lesão no estômago) ou hemorragia intracraniana”.
O profissional explica que o uso repetido do medicamento pode causar alguns efeitos colaterais: “O consumo produz inibição substancial na agregação plaquetária a partir do primeiro dia, aumentando progressivamente até atingir o estado de equilíbrio entre o terceiro e o sétimo dia de tratamento. Uma vez descontinuado o tratamento, a agregação plaquetária e o tempo de sangramento retornam gradualmente aos valores apresentados antes do início do tratamento dentro de cinco dias, em geral”.
Mercado
No mercado brasileiro, o Clopidogrel vende mais de 620 mil unidades por mês, tendo crescido em média 5% ao ano nos últimos quatro anos. Segundo Thiago, esse valor corresponde a um faturamento de R$ 463 milhões considerando somente o período entre setembro de 2019 e o mesmo mês de 2020.
Veja também: União Química vai à Rússia para validar produção de Sputnik V no Brasil