Tratamento para Nefrite Lúpica em adultos da GSK é aprovado pela Anvisa

GSK tem tratamento aprovado pela Anvisa para Nefrite Lúpica
Foto: Divulgação

A GSK conseguiu recentemente a aprovação do Benlysta, primeira terapia biológica certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o tratamento de pacientes adultos de Nefrite Lúpica (NL). A condição é uma complicação frequente em pessoas com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

O medicamento pode ser usado também para o tratamento do LES em adultos e crianças a partir de cinco anos com alto grau de atividade da doença e que estejam fazendo uso de tratamento à base de corticosteroides, antimaláricos, anti-inflamatórios não esteroides ou outros imunossupressores.

Informações sobre estudo

Nathalie David, gerente médica e reumatologista da GSK, comenta: “A chegada de uma terapia pioneira e exclusiva como esta vai proporcionar novas diretrizes de tratamento para os médicos e possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”.

A aprovação do Benlysta foi baseada nos resultados do estudo BLISS-LN, que avaliou a resposta renal de sua eficácia primária no período de 104 semanas. Ao todo, participaram 448 voluntários em 107 centros de pesquisa, sendo nove deles brasileiros. Os pacientes tratados com o medicamento tiveram 55% mais chances de atingirem a resposta, além da probabilidade de 46% de mantê-la até a semana 104.

Nefrite Lúpica

A NL é uma das complicações mais graves do Lúpus Eritematoso Sistêmico, causando dano renal e progredindo para doença renal terminal em aproximadamente 20% dos pacientes. Nesses casos, faz-se necessário hemodiálise ou transplante renal.

O diagnóstico é feito por meio de urinálise, além dos exames de sangue e avalição da função renal. A biópsia renal também pode ser utilizada para confirmar o diagnóstico.

Veja também: Merck lança nova opção para tratamento de hipertensão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia