Robô reduz estoque de medicamentos e impede vencimentos em CDs

O robô Rowa auxilia nos estoques dos CDs
Foto: Divulgação
Publicidade

Conforme noticiado pela Revista Mundo Logística, a companhia de soluções intralogísticas Invent e a empresa de tecnologia médica BD uniram forças para trazer as soluções Rowa de automação para o Brasil. O robô, que auxilia na movimentação e armazenamento de medicamentos, pode reduzir em até 70% do espaço de estoque, quase anulando riscos de vencimento e perda de produtos.

O robô

O robô automatiza os mais diversos procedimentos, principalmente os para itens que necessitam de controle ou que têm alto valor. A líder da plataforma pela BD na América Latina, Claudia Sia, explica mais sobre a solução.

“O Rowa cobre três etapas logísticas para a administração dos medicamentos: input, estoque e output em um único sistema, ou seja, entrada, armazenamento e saída de produtos. Essa gestão de ponta a ponta proporciona maior segurança na administração dos medicamentos, em que o robô ‘aprende’ com a dinâmica específica de cada CD por meio de inteligência artificial e zera a possibilidade de erro”.

Com isso, existe um controle ainda mais rígido com a data de expiração dos insumos, já que o robô monitora a data de validade por lote, impedindo que sejam esquecidos. “Além de otimizar a movimentação, controle e armazenamento de remédios, a solução tira essa responsabilidade dos funcionários, evitando movimentos físicos operacionais e permitindo a locação dessas pessoas em outras funções”, explica Claudia.

A parceria

Com mais de 8 mil robôs em operação em 44 países, a BD entra no Brasil por meio da parceria com a Invent. O diretor comercial Augusto Ghiraldello comenta sobre o diferencial do Rowa. “Nós realizamos a implementação da tecnologia junto aos sistemas de automação dos centros de distribuição, que pode ser feita de maneira geral ou segmentada. É possível, por exemplo, utilizá-la para produtos de médio e baixo giro e, para os demais, outros softwares de gestão”.

Implementação do Rowa na América Latina

A primeira vez que o robô foi utilizado no Brasil foi em 2016, pelo Grupo Maxifarma, um dos principais centros de distribuição de materiais hospitalares e laboratórios.

A expectativa é de que, até o final de 2019, aproximadamente 11 Rowas sejam implementados por toda a América Latina.

Veja também: Nielsen lança ferramenta para análise de performance voltada a varejistas

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções de maneira semelhante aos cartazes convencionais.
Gerador de neblina surge como uma solução eficaz, criando rapidamente uma barreira visual que impede a ação criminosa e protege os produtos.
Especialista em marketing se une à Riverdata para facilitar a adoção de tecnologia de inteligência artificial em farmácias e drogarias.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo