EnglishPortugueseSpanish

Robô reduz estoque de medicamentos e impede vencimentos em CDs

O robô Rowa auxilia nos estoques dos CDs
Foto: Divulgação

Conforme noticiado pela Revista Mundo Logística, a companhia de soluções intralogísticas Invent e a empresa de tecnologia médica BD uniram forças para trazer as soluções Rowa de automação para o Brasil. O robô, que auxilia na movimentação e armazenamento de medicamentos, pode reduzir em até 70% do espaço de estoque, quase anulando riscos de vencimento e perda de produtos.

O robô

O robô automatiza os mais diversos procedimentos, principalmente os para itens que necessitam de controle ou que têm alto valor. A líder da plataforma pela BD na América Latina, Claudia Sia, explica mais sobre a solução.

“O Rowa cobre três etapas logísticas para a administração dos medicamentos: input, estoque e output em um único sistema, ou seja, entrada, armazenamento e saída de produtos. Essa gestão de ponta a ponta proporciona maior segurança na administração dos medicamentos, em que o robô ‘aprende’ com a dinâmica específica de cada CD por meio de inteligência artificial e zera a possibilidade de erro”.

Com isso, existe um controle ainda mais rígido com a data de expiração dos insumos, já que o robô monitora a data de validade por lote, impedindo que sejam esquecidos. “Além de otimizar a movimentação, controle e armazenamento de remédios, a solução tira essa responsabilidade dos funcionários, evitando movimentos físicos operacionais e permitindo a locação dessas pessoas em outras funções”, explica Claudia.

A parceria

Com mais de 8 mil robôs em operação em 44 países, a BD entra no Brasil por meio da parceria com a Invent. O diretor comercial Augusto Ghiraldello comenta sobre o diferencial do Rowa. “Nós realizamos a implementação da tecnologia junto aos sistemas de automação dos centros de distribuição, que pode ser feita de maneira geral ou segmentada. É possível, por exemplo, utilizá-la para produtos de médio e baixo giro e, para os demais, outros softwares de gestão”.

Implementação do Rowa na América Latina

A primeira vez que o robô foi utilizado no Brasil foi em 2016, pelo Grupo Maxifarma, um dos principais centros de distribuição de materiais hospitalares e laboratórios.

A expectativa é de que, até o final de 2019, aproximadamente 11 Rowas sejam implementados por toda a América Latina.

Veja também: Nielsen lança ferramenta para análise de performance voltada a varejistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu