Anvisa atualiza marco regulatório de farmacovigilância

Anvisa atualiza marco regulatório de farmacovigilância
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última semana, a RDC 406/2020 e a Instrução Normativa (IN) 63/2020, que atualizam o marco regulatório de farmacovigilância. A RDC dispõe sobre as Boas Práticas de Farmacovigilância e estabelece requisitos e responsabilidades a todos os que detêm registros de medicamentos de uso humano comercializados no Brasil. Já a IN trata do Relatório Periódico de Avaliação Benefício-Risco (RPBR) que deve ser submetido à Anvisa pelos detentores de registros.

O novo marco formaliza a internalização dos Guias do Comitê Gestor do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano referentes às ações de farmacovigilância.

Detalhes da RDC 406/2020

A RDC, ao dispor sobre as boas práticas e não mais sobre as normas de farmacovigiância, como na RDC 4/2009, compreende todo o sistema, incluindo inspeções, responsabilidades dos detentores de registro de medicamentos e do responsável pela farmacovigilância.

Além disso, altera o procedimento de apresentação dos relatórios periódicos de avaliação benefício-risco e a análise pela Agência. A periodicidade será realizada por uma lista publicada no portal oficial da Anvisa, seguindo a proposta da Agência Europeia de Medicamentos. Dessa forma, a apresentação deixa de ser associada à data de registro do produto no Brasil, passando a ser vinculada à de registro internacional de um fármaco ou combinação de fármacos.

Veja também: Anvisa publica esclarecimentos sobre RDC 405/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia