EnglishPortugueseSpanish

Anvisa atualiza marco regulatório de farmacovigilância

Anvisa atualiza marco regulatório de farmacovigilância
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última semana, a RDC 406/2020 e a Instrução Normativa (IN) 63/2020, que atualizam o marco regulatório de farmacovigilância. A RDC dispõe sobre as Boas Práticas de Farmacovigilância e estabelece requisitos e responsabilidades a todos os que detêm registros de medicamentos de uso humano comercializados no Brasil. Já a IN trata do Relatório Periódico de Avaliação Benefício-Risco (RPBR) que deve ser submetido à Anvisa pelos detentores de registros.

O novo marco formaliza a internalização dos Guias do Comitê Gestor do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano referentes às ações de farmacovigilância.

Detalhes da RDC 406/2020

A RDC, ao dispor sobre as boas práticas e não mais sobre as normas de farmacovigiância, como na RDC 4/2009, compreende todo o sistema, incluindo inspeções, responsabilidades dos detentores de registro de medicamentos e do responsável pela farmacovigilância.

Além disso, altera o procedimento de apresentação dos relatórios periódicos de avaliação benefício-risco e a análise pela Agência. A periodicidade será realizada por uma lista publicada no portal oficial da Anvisa, seguindo a proposta da Agência Europeia de Medicamentos. Dessa forma, a apresentação deixa de ser associada à data de registro do produto no Brasil, passando a ser vinculada à de registro internacional de um fármaco ou combinação de fármacos.

Veja também: Anvisa publica esclarecimentos sobre RDC 405/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu