Anvisa esclarece informação sobre retenção de receita para cloroquina e ivermectina

Assessoria de imprensa da Anvisa informou ao portal da Revista da Farmácia que a retenção de receita para as substâncias ainda é válida.
Anvisa faz esclarecimento sobre retenção de receita para substâncias
Foto: freepik
Publicidade

Após o portal de notícias da CNN Brasil publicar na noite da última quinta-feira (13/8) a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro havia informado que a Anvisa derrubou a retenção de receita para as substâncias cloroquina e hidroxicloroquina, a redação da Revista da Farmácia entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão regulador para mais informações.

Leia: Anvisa não confirma notícia sobre derrubada de retenção de receita para cloroquina e ivermectina

A Agência esclareceu que no dia 20 de março publicou a RDC 351/2020, que passou a exigir que a prescrição de medicamentos à base de cloroquina ou hidroxicloroquina fossem feitas em receita especial de duas vias, com o objetivo de garantir o fornecimento dos medicamentos para os tratamentos descritos em bula.

Depois, no dia 23 de julho, a Anvisa publicou a RDC 405/2020, que unificou as regras de controle específicas para a prescrição da cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina. O intuito é impedir a compra indiscriminada dos medicamentos.

Portanto, a compra de tais produtos em farmácias e drogarias só poderá ocorrer mediante apresentação de receita médica em duas vias, e a primeira deve ficar retida no estabelecimento. Cada receita é válida por 30 dias a partir da data de emissão, e só deve ser utilizada uma única vez.

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...

Veja também

Iniciativa voluntária promove engajamento e qualidade de vida em celebração aos 79 anos do Laboratório Teuto.
Testagem molecular contribui tanto para a vigilância quanto para o controle das ocorrências mais graves.
Nova legislação regulamenta direito previsto na Constituição e amplia a proteção, que será implementada de forma gradual.
Percentual médio será de até 2,47% e ficará abaixo da inflação. O índice segue em queda desde 2023, após altas nos anos anteriores.
Drogarias não estão autorizadas a comercializar suplementos alimentares industrializados que contenham o insumo Withania somnifera.
Nova diretriz do Ministério da Saúde amplia o uso de tecnologias de alta precisão e abre espaço para uma atuação mais integrada.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.