EnglishPortugueseSpanish

Comissão da Câmara aprova logística reversa para medicamentos

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

No fim de outubro, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2121/11, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de medicamentos a adotarem a logística reversa para resíduos de remédios, produtos em desuso e impróprios para o consumo.

O relator do projeto, o deputado Marx Beltrão (PSD-AL), recomendou a aprovação do texto substitutivo elaborado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço em 2017. Na época, foram inseridos dispositivos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a logística reversa.

Como funciona atualmente

Atualmente, a Política Nacional exige que fabricantes e revendedores de pilhas, baterias, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, óleos lubrificantes e pneus façam a logística reversa, com regras para o destino final pós-venda e pós-consumo dos produtos.

Já o substitutivo afirma que os consumidores deverão devolver os medicamentos com embalagens para as empresas que fazem parte da cadeia produtiva de medicamentos, responsabilidade que já é prevista na lei para os outros produtos.

Com isso, os custos da logística reversa serão assumidos pelas empresas. O governo deverá definir a classificação de risco e a destinação correta dos medicamentos e das embalagens.

Próximos passos

O projeto já tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja também: Logística reversa de medicamentos volta à pauta no Senado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Maxcenter Drogarias Max

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu