Lei determina que receituário de medicamentos de uso contínuo valha durante todo o isolamento

Objetivo da lei é fazer com que população continue conseguindo comprar medicamentos e não interrompa o tratamento.
Lei torna receituários de medicamentos de uso contínuo válidos até fim do isolamento
Foto: shutterstock
Publicidade

Foi publicada, nesta terça-feira (28/7), a Lei Federal nº 14.028/2020, que determina que todo receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo tenha validade enquanto durarem as medidas de isolamento para conter a pandemia da Covid-19. Essa prorrogação não se aplica ao receituário de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, que seguirá ainda a regulamentação da Anvisa.

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj e especialista em Legislação Sanitária e Farmacêutica, explica a nova lei: “As pessoas, de forma geral, ainda têm dificuldade de agendar médicos em todo o País, pois muitos consultórios não reabriram. O objetivo da lei federal é justamente evitar que as pessoas parem os tratamentos por conta desse obstáculo”.

Veja também: Nova RDC inclui ivermectina na lista de controlados

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo