A partir desta quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019, entra em vigor a Lei 13.732/2018, tornando o receituário de medicamentos válido em todo o país, não importando em qual unidade da Federação ele tenha sido emitido.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, também esta semana, o ofício circular nº 2, que trata sobre o visto nos receituários controlados. No documento consta que as regras para aceitação de receitas de controle especial e de notificações de receitas emitidas em outros estados permanecem as mesmas – o farmacêutico precisa apresenta-las à Vigilância Sanitária local em até 72 horas.
O ofício cita ainda o Artigo 41, Parágrafo único, da Portaria SVS/MS nº 344/1998, que explica que todas as Notificações de Receita “A” precisam estar acompanhadas de receita médica e uma justificativa para o uso, quando a aquisição do medicamento for feita em outra Unidade Federativa. Tais notificações precisam ser apresentadas à Autoridade Sanitária Local também no prazo de 72 horas.
Este post tem um comentário
Lucimara Ferreira
16 fev 2019O que mudou? Tem que ir na Vigilancia, ter explicação do médico do outro estado. Enfim……nada.