Relatório de inspeções de insumos farmacêuticos é publicado pela Anvisa

Anvisa libera resumo sobre inspeções de insumos farmacêuticos
Foto: freepik
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou para consulta a Revisão Anual das Inspeções em Farmoquímicas Nacionais, documento que avalia as inspeções realizadas e o cumprimento de boas práticas de fabricação (BPF) de insumos farmacêuticos no Brasil pela Agência e por entes federados.

O relatório, referente ao ano de 2019, avaliará tendências desde 2015, quando as inspeções farmoquímicas começaram a ser realizadas com a participação da Anvisa. A decisão teve como objetivo a harmonização das inspeções sanitárias, adotando procedimentos uniformes em todo o Brasil. Desde o ano passado, e segundo a Instrução Normativa 32/2019, as inspeções passaram a ser responsabilidade da Agência.

Farmoquímicas no Brasil

O parque industrial de farmoquímicas possui 49 empresas ativas, concentradas nas regiões Sul e Sudeste – 45% está em São Paulo; 19%, no Rio de Janeiro; 16%, no Paraná; e 6%, em Minas Gerais. Depois, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia aparecem com 4%, e por fim o Piauí, com 2%.

Conclusões do relatório

O documento traz a informação de que, até o ano passado, as empresas tinham uma leve tendência de não adequação às boas práticas de fabricação. Com a mudança das formas de classificação, a Agência espera que as empresas passem a tratar as não conformidades, o que será monitorado.

Contudo, também reconhece que a publicação da RDC 250/2005 – que criou o Programa de Insumos Farmacêuticos – trouxe uma evolução às empresas farmoquímicas em relação à aplicação das boas práticas de fabricação.

Leia na íntegra a Revisão Anual das Inspeções em Farmoquímicas Nacionais.

Veja também: PTC Therapeutics adquire a farmacêutica Censa

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo