EnglishPortugueseSpanish

Senado aprova renegociação de débitos fiscais para empresas no Simples

Débitos fiscais do Simples poderão ser renegociados
Foto: Divulgação

O Plenário do Senado Federal aprovou, na última terça-feira (14/7), o PLP 9/2020, que permite ao governo federal parcelar os débitos fiscais das micro e pequenas empresas que fazem parte do Simples Nacional. Com isso, as dívidas com a União em fase de cobrança administrativa já inscritas em dívida ativa e em cobrança judicial poderão ser negociadas. A proposta segue para sanção presidencial.

O que diz o projeto

O projeto prevê ainda a extensão do prazo de adesão de novas empresas ao Simples em 180 dias ainda em 2020, a serem contados a partir da data de abertura de cada empresa. Também estende às empresas que estão sob o regime do Simples Nacional os benefícios da Lei do Contribuinte Legal (Lei 13.988/2020): descontos de até 70% sobre multas, juros e encargos e prazo de até 145 meses para pagamento do débito.

A Lei, contudo, não se aplica aos débitos de ICMS e ISS municipal, já que a cobrança é feita pelos estados e municípios por conta do convênio com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

O relator do projeto, senador Jorginho Mello (PL-SC), comenta: “Preserva-se, portanto, a competência de estados e municípios para a previsão de regulação da transação tributária no âmbito de suas esferas de poder público”.

Público-alvo

Segundo a PGFN, cerca de 3,5 milhões de contribuintes inscritos em dívida ativa poderão ser beneficiados. Até 25 de junho, cerca de 30 mil acordos foram homologados. O órgão espera negociar R$ 56 bilhões em dívidas e arrecadar R$ 8,2 bilhões até o fim de 2023.

Veja também: Entenda como a Lei 14.020 regulamenta os pontos da MP 936

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu