Senado vota PL sobre venda fracionada de remédios

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Foi votada na última terça-feira (9/04), durante a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), a obrigatoriedade da venda fracionada de medicamentos. O PLS 98/2017 foi devolvido à relatora, a senadora Juíza Selma (PSL-MT), para reexame.

O projeto, criado pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES), tem como objetivo fazer com que o consumidor consiga comprar a quantidade certa do medicamento receitado pelo médico. Para a senadora, a medida conseguiria reduzir a automedicação e ajudaria a economia. “O fracionamento de medicamentos existe no mundo inteiro.  Não tem sentido o consumidor precisar tomar um medicamento por dois dias e ser obrigado a comprar uma cartela com 24 comprimidos. É uma falta de sensibilidade e um desrespeito à economia popular”, afirma Rose.

Entretanto, entidades do setor farma são cautelosos quanto à medida. Em nota encaminhada à Revista da Farmácia pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o ponto mais importante dessa questão é a segurança do consumidor. “Sem um controle adequado, o fracionamento pode estimular a automedicação de medicamentos tarjados e facilitar a introdução no mercado de produtos falsificados”, diz a nota.

Ainda assim, a entidade demonstra apoio à oferta fracionada de medicamentos, desde que “todas as complexas questões sanitárias, técnicas e econômicas que envolvem o fracionamento sejam contempladas”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia