EnglishPortugueseSpanish

Senado vota PL sobre venda fracionada de remédios

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Foi votada na última terça-feira (9/04), durante a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), a obrigatoriedade da venda fracionada de medicamentos. O PLS 98/2017 foi devolvido à relatora, a senadora Juíza Selma (PSL-MT), para reexame.

O projeto, criado pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES), tem como objetivo fazer com que o consumidor consiga comprar a quantidade certa do medicamento receitado pelo médico. Para a senadora, a medida conseguiria reduzir a automedicação e ajudaria a economia. “O fracionamento de medicamentos existe no mundo inteiro.  Não tem sentido o consumidor precisar tomar um medicamento por dois dias e ser obrigado a comprar uma cartela com 24 comprimidos. É uma falta de sensibilidade e um desrespeito à economia popular”, afirma Rose.

Entretanto, entidades do setor farma são cautelosos quanto à medida. Em nota encaminhada à Revista da Farmácia pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), o ponto mais importante dessa questão é a segurança do consumidor. “Sem um controle adequado, o fracionamento pode estimular a automedicação de medicamentos tarjados e facilitar a introdução no mercado de produtos falsificados”, diz a nota.

Ainda assim, a entidade demonstra apoio à oferta fracionada de medicamentos, desde que “todas as complexas questões sanitárias, técnicas e econômicas que envolvem o fracionamento sejam contempladas”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu