STF decide que extensão de patentes é inconstitucional

Supremo decide que extensão de patente é inconstitucional
Foto: Divulgação
Publicidade

Foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (6), por 9 votos a 2, que é inconstitucional a regra que permite a extensão dos prazos de patentes previstos na Lei de Propriedade Industrial em caso de demora na análise dos pedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A decisão foi noticiada pelo portal G1.

Esse foi o entendimento do relator da ação, ministro Dias Toffoli, que acredita que o fim do prazo extra tem que valer desde já para medicamentos e equipamentos de saúde. Contudo, o Plenário ainda deve decidir na próxima quarta (12) se a decisão se aplica às patentes novas ou às já vigentes e se haverá exceção para medicamentos.

Liminar

No início do mês de abril, Toffoli concedeu em parte a liminar que suspendeu a regra para patentes de medicamentos e produtos farmacêuticos, mas somente com efeitos futuros. Em seu voto, o relator afirmou que a prorrogação é inconstitucional e a decisão da Corte deve valer para novas patentes a partir da publicação da ata do julgamento “em nome da segurança jurídica”, exceto para medicamentos e equipamentos da saúde.

Segundo o INPI, existem atualmente 36.022 patentes de invenção e 2.886 de modelo de utilidade em vigor.

Como funciona a patente

A patente dá ao titular o direito de monopólio sobre a sua invenção e impede a reprodução ou comercialização do produto durante um período determinado, em que o dono recebe os chamados royalties.

As de invenção duram 20 anos, contados a partir da data de depósito no INPI ou pelo menos 10 anos após a data da concessão. Se houver atraso nesse processo, a demora é compensada com mais anos de monopólio.

A decisão do STF pode ter impacto bilionário no Sistema Único de Saúde (SUS). Há pelo menos 74 medicamentos beneficiados pela extensão. Um estudo da GO Associados estima que o Brasil economizaria R$ 3 bilhões se não liberasse a expansão do prazo dos medicamentos por mais de 20 anos, o que encarece as compras no SUS.

Veja também: Governo institui novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo