EnglishPortugueseSpanish

WhatsApp é processado por bloquear contas de 500 farmácias brasileiras

Farmácias têm WhatsApp bloqueado
Foto: shutterstock

O Tecnoblog noticiou, no último dia 23 de outubro, que a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) abriu um processo contra o Facebook, dono do WhatsApp, pois o aplicativo de mensagens bloqueou as contas de mais 500 farmácias de manipulação.

A associação revelou à Folha de S. Paulo que as farmácias envolvidas, de pequeno e grande porte, utilizavam o WhatsApp Business para enviar orçamentos a clientes que apresentavam prescrições médicas. O direto-executivo Marco Fiaschetti falou ao jornal que o aplicativo não detalhou quais regras foram descumpridas em seu termo de uso.

Possíveis motivos para o bloqueio do WhatsApp

As farmácias afirmaram que tentaram entrar em contato com o suporte do aplicativo, mas não receberam resposta. E acreditam que o bloqueio tenha ocorrido por conta da venda de medicamentos, o que é proibido pelo WhatsApp.

Os termos de uso do WhatsApp Business falam: “Não utilize o WhatsApp para enviar ou solicitar informações de saúde se as leis aplicáveis limitarem a distribuição de tais informações a sistemas que não cumprem os requisitos necessários para processar essas informações de saúde”.

O aplicativo prevê ainda diversas punições se a conta “receber feedbacks negativos em excesso, se causar danos ao WhatsApp ou a nossos usuários, ou se violar ou incentivar outros a violarem nossos termos e políticas”.

Argumentação da Anfarmag

A Anfarmag, no processo, argumenta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o atendimento e a venda remota de medicamentos. Além disso, pede o desbloqueio das contas, destacando que o bloqueio prejudica os consumidores.

Veja também: Anvisa discute registro de aplicativos usados em saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu