4 dicas para evitar erros na logística do e-commerce

E-commerce
Foto: freepik

Destacando-se ainda mais durante a pandemia, o setor de e-commerce teve um crescimento de 47% somente no primeiro semestre de 2020, e a expectativa é que os bons resultados continuem nos próximos anos.

A Pier8, empresa de soluções em logística e tecnologia, desenvolveu quatro dicas para as empresas que estão começando a implantar o e-commerce evitarem problemas que dificultam o crescimento das vendas.

1 – Evite estoque desorganizado

O picking, ou seja, o processo de recolhimento do produto no estoque é bastante afetado quando o local está desorganizado. Isso pode causar retrabalho e atraso nas entregas. É importante utilizar um sistema de controle de estoque para impedir eventuais problemas em decorrência dessa desarrumação.

2 – Monitore as movimentações

Monitorar o nível de abastecimento do estoque é essencial para saber quando fazer a reposição dos produtos, evitando vender sem ter a mercadoria. O sistema deve acompanhar o produto desde quando é recebido, durante as movimentações internas na empresa e até a saída ao consumidor.

3 – Acompanhe os pedidos em tempo real

Com a equipe do estabelecimento acompanhando os pedidos em tempo real, não há atrasos no processo de venda e, consequentemente, não há impacto no prazo de entrega do produto.

4 – Utilize KPIs de logística

Uma gestão eficiente exige o uso de Key Performance Indicators (KPIs), ou seja, indicadores chaves de performance, na logística do e-commece. Por meio dessas métricas, é possível acompanhar e avaliar os processos da loja virtual, aumentando a agilidade dos ajustes necessários e das tomadas de decisões.

Alguns exemplos de KPIs são o número de visitantes do site, tempo de ciclo do pedido, número de vendas, taxa de conversão, taxa de aprovação dos pedidos, retorno do investimento, custo de aquisição por cliente, ticket médio e tempo de vida do cliente.

Veja também: Seis pontos para varejos HPPC e farma ampliarem lucros com menos perdas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia