EnglishPortugueseSpanish

Brasil é o 4º no ranking dos sorrisos, mas não sabe abordar o consumidor

Brasil está no topo da lista dos sorrisos em atendimentos
Foto: shutterstock

A empresa sueca Better Business World Wide realiza anualmente o ranking Smiling Report, que tem como objetivo analisar o comportamento das pessoas que trabalham no varejo, com serviços financeiros, transportes, lazer, saúde e beleza, ao recepcionar consumidores.

Realizado desde 2004, o ranking é um estudo realizado por meio da metodologia de cliente oculto, que avalia três pontos básicos: os sorrisos da equipe de vendas ao receber o cliente, o cumprimento na chegada ao estabelecimento e a sugestão de venda adicional, ou seja, a que o consumidor não planejou fazer. Em 2018, foram contabilizadas 338.871 opiniões em 57 países.

O que é cliente oculto?

O Smiling Report faz um compilado a partir de informações fornecidas por grandes empresas de pesquisa de mercado na Europa, Ásia, América do Norte e do Sul. Todas precisam ser certificadas pela Mystery Shopping Providers Association (MSPA).

As avaliações são feitas por pessoas de idades variadas, com um perfil condizente com os hábitos de consumo de produtos e serviços avaliados, ou seja, que se apresentam como consumidores e não como pesquisadores.

O Brasil no ranking dos sorrisos

Em 2015, quando ficou na 25ª posição, o Brasil registrou 84% de atendimentos iniciados com sorrisos. No último ano, 2018, subiu para o 4ª lugar, alcançando 91% das recepções sorrindo. Já no requisito cumprimento, o Brasil subiu do 44º lugar em 2015, quando 81% dos atendimentos continham apertos de mão, para o 17º lugar em 2018, subindo para 82%.

A CEO da SKS CX Consultancy, consultoria em experiência do consumidor, Stella Kochen Susskid, foi responsável pela pesquisa no Brasil, que abrangeu 5.780 entrevistas. Ela explica que sorrir, para os brasileiros, é algo natural. “O ano de 2018 foi intenso, o povo na rua manifestando suas opiniões, o que contribuiu para aumentar o empoderamento do brasileiro como cidadão e também como consumidor”, analisa.

Essa tendência de consumidor cada vez mais ativo acaba fazendo com que os vendedores precisem apresentar mais do que um bom preço. A simpatia, disponibilidade e até praticidade precisam fazer com que a experiência do usuário seja a melhor.

Entretanto, Stella afirma que existe um ponto crítico no atendimento brasileiro: a atenção à entrada dos clientes nas lojas. “É comum vendedores com os olhos no celular, em vez de na porta e nos clientes, fazendo com que não recebam ou não cumprimentem adequadamente o consumidor”.

A especialista explica que o atendimento deve ser um diferencial competitivo e que, por isso, deve ser mais do que um script. “O consumidor quer ser chamado pelo nome, quer ser notado e valorizado”.

Outros pontos no ranking

Para Stella, a abordagem “Posso ajudar?” não é um bom hábito. A maioria dos clientes, quando recebe essa pergunta, responde que está apenas olhando. Essa pergunta substitui o cumprimento e, com isso, o Brasil, apesar de ter um excelente desempenho no sorriso (4º lugar), ficou em 17º lugar em cumprimento.Na média mundial, sorriso e cumprimento apresentaram, respectivamente, índices de 80% e 82%.

No quesito vendas não planejadas, o País registrou uma subida do 39º lugar (31%), em 2015, para o 2º lugar (75%), no último ano. A especialista acredita que isso seja reflexo dos investimentos dos empresários do varejo em pesquisas, campanhas e bônus para as equipes, baseados em metas de vendas.

Para ter acesso ao ranking completo, acesse o site.

Veja também: Colgate está entre as marcas mais escolhidas no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu