Um estudo publicado sobre o mês de maio de 2021 pela IQVIA, responsável por auditar o mercado farmacêutico no Brasil, mostra que o setor é um dos que mais possuem diversidade em questão de empresas, produtos e canais de distribuição.
O levantamento mostra que ao todo são mais de quatro mil fabricantes; 120 mil produtos; mais de 82 mil farmácias e 350 distribuidores; 260 redes, que controlam cerca de 13 mil lojas; 170 redes associativistas e franquias que, juntas, respondem por 17 mil lojas; e mais de 50 mil farmácias independentes.
Além disso, o levantamento traz também dados gerais sobre a demanda do mercado ao longo dos últimos meses.
Crescimento do varejo
Na comparação entre o MAT Abril 2020 e o MAT Abril 2021, ou seja, os 12 meses terminados em abril de cada um dos anos, é possível perceber um crescimento tanto no valor conquistado nas vendas quanto no número de unidades comercializadas nas farmácias.
Em relação ao valor conseguido com as vendas, é possível notar um crescimento de 13% na comparação entre os anos de 2020 e 2021, indo de R$ 125,5 bilhões para R$ 141,8 bilhões. Uma análise mais aprofundada mostra a performance de cada categoria de farmácia. As grandes redes tiveram uma queda na performance: em abril de 2020, contribuíram com 59% das vendas, enquanto este ano o impacto foi de 56,4%. Já as redes associativistas e franquias tiveram uma melhora, indo de 17% a 18,4% do total. Por fim, as independentes também tiveram um aumento na participação, passando de 24% para 25,2%.
Nos dados sobre unidades vendidas também houve uma mudança, ainda que não tão grande: 6,3%, saindo de 6,2 bilhões de produtos vendidos em 2020 para 6,7 bilhões em 2021. Novamente as grandes redes tiveram uma queda na participação, indo de 51,5% para 48,7%. As redes associativistas e franquias foram de 19,4% para 20,9%, e as independentes cresceram de 29,2% para 30,5%.
Impacto da pandemia
O comportamento da demanda do varejo farma foi bastante impactado com a pandemia de Covid-19. Além disso, outros fatores influenciaram na flutuação dessa demanda, como a sazonalidade dos produtos, ações de trade marketing, precificação dos produtos, disponibilidade financeira dos clientes e outras doenças.
Confira abaixo o comportamento de compra entre os meses de janeiro de 2020 e abril de 2021.
Poucas empresas mantiveram boa performance
Outro dado relevante apresentado pelo estudo é que, tanto no varejo quanto na distribuição do setor farmacêutico, apenas 30 players conseguiram se manter acima da média do mercado no MAT Abril 2020 e MAT Abril 2021. Confira.
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