Canal farma é um dos mais diversos em empresas e produtos, segundo IQVIA

Canal farma
Foto: Humberto Teski

Um estudo publicado sobre o mês de maio de 2021 pela IQVIA, responsável por auditar o mercado farmacêutico no Brasil, mostra que o setor é um dos que mais possuem diversidade em questão de empresas, produtos e canais de distribuição.

O levantamento mostra que ao todo são mais de quatro mil fabricantes; 120 mil produtos; mais de 82 mil farmácias e 350 distribuidores; 260 redes, que controlam cerca de 13 mil lojas; 170 redes associativistas e franquias que, juntas, respondem por 17 mil lojas; e mais de 50 mil farmácias independentes.

Além disso, o levantamento traz também dados gerais sobre a demanda do mercado ao longo dos últimos meses.

Crescimento do varejo

Na comparação entre o MAT Abril 2020 e o MAT Abril 2021, ou seja, os 12 meses terminados em abril de cada um dos anos, é possível perceber um crescimento tanto no valor conquistado nas vendas quanto no número de unidades comercializadas nas farmácias.

Em relação ao valor conseguido com as vendas, é possível notar um crescimento de 13% na comparação entre os anos de 2020 e 2021, indo de R$ 125,5 bilhões para R$ 141,8 bilhões. Uma análise mais aprofundada mostra a performance de cada categoria de farmácia. As grandes redes tiveram uma queda na performance: em abril de 2020, contribuíram com 59% das vendas, enquanto este ano o impacto foi de 56,4%. Já as redes associativistas e franquias tiveram uma melhora, indo de 17% a 18,4% do total. Por fim, as independentes também tiveram um aumento na participação, passando de 24% para 25,2%.

Nos dados sobre unidades vendidas também houve uma mudança, ainda que não tão grande: 6,3%, saindo de 6,2 bilhões de produtos vendidos em 2020 para 6,7 bilhões em 2021. Novamente as grandes redes tiveram uma queda na participação, indo de 51,5% para 48,7%. As redes associativistas e franquias foram de 19,4% para 20,9%, e as independentes cresceram de 29,2% para 30,5%.

Impacto da pandemia

O comportamento da demanda do varejo farma foi bastante impactado com a pandemia de Covid-19. Além disso, outros fatores influenciaram na flutuação dessa demanda, como a sazonalidade dos produtos, ações de trade marketing, precificação dos produtos, disponibilidade financeira dos clientes e outras doenças.

Confira abaixo o comportamento de compra entre os meses de janeiro de 2020 e abril de 2021.

Foto: Reprodução IQVIA

 

Poucas empresas mantiveram boa performance

Outro dado relevante apresentado pelo estudo é que, tanto no varejo quanto na distribuição do setor farmacêutico, apenas 30 players conseguiram se manter acima da média do mercado no MAT Abril 2020 e MAT Abril 2021. Confira.

Foto: Reprodução IQVIA

 

Veja também: Itens de prevenção da imunidade, higiene pessoal e testes diagnósticos são os mais trabalhados pela Abradilan

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia