Conheça as cinco principais tendências digitais para o consumidor em 2019

Foto: shutterstock
Foto: shutterstock

No fim de fevereiro, a Euromonitor International divulgou as cinco maiores tendências digitais em 2019: bem-estar digital, pontos de venda autônomos, reconhecimento de voz, experiências comandadas pelo cliente e expansão dos superaplicativos.

“O aumento da conectividade, combinada com os avanços tecnológicos, modificou as expectativas dos consumidores, reduziu as barreiras de entrada de novas empresas e impulsionou novas iniciativas fundamentalmente digitais”, avalia Michelle Evan, líder da pesquisa Consumidor Digital.

A primeira tendência é a busca por bem-estar digital. De acordo com o estudo feito pela Euromonitor, quatro bilhões de pessoas terão acesso à internet em 2019. O número equivale à mais da metade da população mundial. Entretanto, a grande maioria sente sua privacidade ser invadida. E é por esse motivo que as pessoas estão começando a buscar um equilíbrio entre a vida online e offline. Os consumidores se tornaram mais seletivos com o que gastam o tempo deles.

A segunda tendência são os pontos de venda autônomos. Muitos clientes têm preferido fazer suas compras em máquinas, sem vendedores intermediando. Nessa perspectiva, o varejo pode se aprofundar, já que tecnologias como reconhecimento facial e de voz podem se tornar a primeira escolha do público.

É preciso, porém, avaliar os riscos e as oportunidades. Entre os pontos negativos, estão a diminuição na segurança das informações e a dificuldade em manter uma boa experiência para o consumidor. Já entre os positivos, estão a redução dos custos de operações, a economia de tempo e a autonomia dos compradores.

A terceira tendência é o reconhecimento de voz, que teve um crescimento expressivo nos Estados Unidos e na Europa Ocidental em 2018. Nesse caso, as redes de varejo brasileiras precisariam pensar em questões como qual seria o “som” da marca – qual o sexo, idade e tom de voz.  Além de ser uma nova ferramenta para consumidores, a tendência geraria novos desafios para o marketing, além de diminuir o impacto visual que os produtos podem causar.

A quarta tendência é aumentar o número de experiências comandadas pelo cliente. O objetivo das empresas deve ser melhorar a jornada de compra, personalizando-a cada vez mais. Tecnologias como inteligência artificial, robótica e realidade virtual estarão em alta em 2019.

A quinta e última tendência é a expansão dos superapps. Esses aplicativos combinam diversos recursos em uma única plataforma, ajudando a integrar a experiência do consumidor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia