EnglishPortugueseSpanish

Conheça as cinco principais tendências digitais para o consumidor em 2019

Foto: shutterstock
Foto: shutterstock

No fim de fevereiro, a Euromonitor International divulgou as cinco maiores tendências digitais em 2019: bem-estar digital, pontos de venda autônomos, reconhecimento de voz, experiências comandadas pelo cliente e expansão dos superaplicativos.

“O aumento da conectividade, combinada com os avanços tecnológicos, modificou as expectativas dos consumidores, reduziu as barreiras de entrada de novas empresas e impulsionou novas iniciativas fundamentalmente digitais”, avalia Michelle Evan, líder da pesquisa Consumidor Digital.

A primeira tendência é a busca por bem-estar digital. De acordo com o estudo feito pela Euromonitor, quatro bilhões de pessoas terão acesso à internet em 2019. O número equivale à mais da metade da população mundial. Entretanto, a grande maioria sente sua privacidade ser invadida. E é por esse motivo que as pessoas estão começando a buscar um equilíbrio entre a vida online e offline. Os consumidores se tornaram mais seletivos com o que gastam o tempo deles.

A segunda tendência são os pontos de venda autônomos. Muitos clientes têm preferido fazer suas compras em máquinas, sem vendedores intermediando. Nessa perspectiva, o varejo pode se aprofundar, já que tecnologias como reconhecimento facial e de voz podem se tornar a primeira escolha do público.

É preciso, porém, avaliar os riscos e as oportunidades. Entre os pontos negativos, estão a diminuição na segurança das informações e a dificuldade em manter uma boa experiência para o consumidor. Já entre os positivos, estão a redução dos custos de operações, a economia de tempo e a autonomia dos compradores.

A terceira tendência é o reconhecimento de voz, que teve um crescimento expressivo nos Estados Unidos e na Europa Ocidental em 2018. Nesse caso, as redes de varejo brasileiras precisariam pensar em questões como qual seria o “som” da marca – qual o sexo, idade e tom de voz.  Além de ser uma nova ferramenta para consumidores, a tendência geraria novos desafios para o marketing, além de diminuir o impacto visual que os produtos podem causar.

A quarta tendência é aumentar o número de experiências comandadas pelo cliente. O objetivo das empresas deve ser melhorar a jornada de compra, personalizando-a cada vez mais. Tecnologias como inteligência artificial, robótica e realidade virtual estarão em alta em 2019.

A quinta e última tendência é a expansão dos superapps. Esses aplicativos combinam diversos recursos em uma única plataforma, ajudando a integrar a experiência do consumidor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu