Estudo da Kantar sobre Covid-19 revisita hábitos e expectativas do consumidor

Comportamento do consumidor
Foto: shutterstock

Para entender as mudanças de hábitos e comportamentos da população global após mais de 500 dias desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tomou conhecimento de uma “pneumonia de causa desconhecida na China”, a Kantar realizou o estudo “Barômetro Covid-19” em abril de 2021.

De acordo com o levantamento, 42% das pessoas no mundo todo foram afetadas pela doença, 8% relataram ter contraído o coronavírus, 23% tiveram um familiar diagnosticado e 23% um amigo próximo contaminado. No Brasil, 87% dos entrevistados dizem que eles próprios ou alguém próximo foi infectado.

Casos de ansiedade

Ainda que a situação tenha melhorado em muitos países, a ansiedade ainda é muito alta e 70% das pessoas concordaram que o coronavírus ainda preocupa muito, contra 79% em abril do ano passado. A vacina, contudo, é um evento transformador – nos países em que a vacinação é superior a 30% da população, a preocupação com a pandemia caiu de 76% para 57%. Nos países em que a vacinação ainda não avançou muito, o nível de ansiedade aumentou de 75% para 80%.

Impacto financeiro

Mais da metade da população (54%) teve sua renda afetada pela pandemia, enquanto 18% ainda esperam que isso aconteça. Os maiores impactados foram os jovens entre 18 e 34 anos, tendo 64% deles experimentado redução de rendimentos.

A maioria das pessoas espera um impacto econômico de longo prazo. Um em cada três (33%) entrevistados acredita que a economia se recuperará rapidamente quando a pandemia for controlada, índice que era de 30% em abril de 2020.

Consumo

Na hora de consumir, 70% da população continuam a avaliar os preços, em comparação aos 64% que diziam fazer o mesmo no ano passado. A grande maioria das pessoas fez menos de 25% das compras online, mas as experiências positivas capturaram um novo e comprometido público.

Veja também: Conheça os Estados em que as farmácias independentes mais faturam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia