Governo de SP suspende nova alíquota de ICMS sobre medicamentos genéricos

Governo de São Paulo volta atrás e suspende aumento de ICMS
Foto: Reprodução da internet
Publicidade

O governo de São Paulo determinou na última quarta-feira (6) a suspensão da nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para medicamentos genéricos, que passaria a valer a partir do dia 15 de janeiro. O assunto foi noticiado pelo portal de notícias G1.

O aumento do imposto sobre os genéricos integrava o pacote de ajuste fiscal aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para equilibrar as contas públicas. A lei previa uma mudança de 12% para 13,3% na carga tributária.

Motivo da alteração da alíquota

Em nota, o governo do estado informou que a suspensão foi realizada devido ao prolongamento da pandemia da Covid-19 e para evitar prejuízos à população e aos segmentos econômicos impactados com a medida.

João Doria, governador de São Paulo, comentou: “A redução de benefícios do ICMS poderia causar aumento no preço de diversos medicamentos genéricos, principalmente para a população de baixa renda”.

Decisão da Alesp foi em 2020

A gestão explicou ainda que a mudança na alíquota foi proposta em meados do mês de agosto de 2020, quando o número de internações e mortes estava em queda em relação ao pico registrado até o mês de julho.

Impacto nos genéricos

Caso a nova alíquota de ICMS vigorasse, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) estimava que os medicamentos ficassem entre 3% e 5% mais caros. A Associação, em colaboração com o Sindusfarma e outras empresas do setor, havia ingressado com uma ação na Justiça contra a mudança da alíquota do ICMS.

Veja também: PróGenéricos ingressa na Justiça para impedir aumento de ICMS sobre genéricos em São Paulo

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo