PróGenéricos ingressa na Justiça para impedir aumento de ICMS sobre genéricos em São Paulo

PróGenéricos entra na justiça por aumento de ICMS em São Paulo
Foto: shutterstock

A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) entrou em uma guerra judicial para reverter o aumento da alíquota de ICMS sobre medicamentos genéricos no estado de São Paulo e garantir a isenção do imposto estadual para os oncológicos.

Entenda o caso

A entidade foi admitida na ação movida pelo Sindusfarma, que questiona o decreto do governador João Doria que aumentou de 12% para 13,3% a alíquota do ICMS sobre os genéricos e eliminou o subsídio dos oncológicos, que passam, em janeiro, a recolher 18% do ICMS. Segundo a ação, as mudanças tributárias poderiam ser feitas apenas por meio de lei específica aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Em outubro do ano passado, a Alesp aprovou a Lei Estadual nº 17.293/2020, que, a pretexto de promover reforma fiscal do estado, autorizou o governo a aumentar a alíquota por meio de decreto. Contudo, essa autorização vai contra o que está definido na Constituição do Estado de São Paulo e a Constituição Federal, que exigem leis específicas para aumentos dessa natureza.

Consequências do aumento são negativas

Telma Salles, presidente da PróGenéricos, comenta que, de acordo com dados da IQVIA, 41,1% dos medicamentos consumidos em São Paulo são genéricos: “O aumento da carga vai afetar diretamente os consumidores, já fragilizados pela pandemia e pelo desemprego. As indústrias já estão pressionadas pelo aumento do dólar, aumento das matérias-primas e não conseguirão absorver mais esse impacto de custos”.

Os genéricos são o principal instrumento de acesso a medicamentos no país. Por lei, eles custam 35% menos do que os de referência, mas os descontos da indústria podem chegar a 80%, dependendo da classe terapêutica.

“Os genéricos são especialmente importantes para o tratamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Aumentar a carga significará reduzir o acesso dos pacientes a esses tratamentos”, finaliza Salles.

Veja também: Venda de genéricos cresce 11% no terceiro trimestre de 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia