Uma pesquisa da InterPlayers, hub de negócios de saúde e bem-estar, indica que no período entre maio de 2019 e abril de 2020 e maio de 2020 e abril de 2021, as vendas de medicamentos antialérgicos cresceram, no geral, 96%. Os estados Amazonas, Paraná, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Bahia, Paraíba, Sergipe, Distrito Federal e Alagoas foram os que mais tiveram aumento, ultrapassando 100% das vendas.
No mesmo intervalo, o Rio Grande do Norte apresentou pequeno crescimento de 11%, seguido pelo Rio de Janeiro, com aumento de 23%; Minas Gerais, com 60%; Tocantins, com 75%; e Santa Catarina, com 87%, abaixo da média nacional. Os números representam 21% dos volumes trafegados pelos distribuidores de medicamentos.
A crise sanitária provocada pelo coronavírus potencializou a preocupação da população com a saúde, e as incertezas quanto aos sintomas da Covid-19, semelhantes aos de outras doenças respiratórias e alérgicas, contribuíram para a procura pelos tratamentos medicamentosos.
“Os números mostram uma tendência nacional no aumento de vendas, o que possivelmente é reflexo das preocupações com a pandemia da Covid-19”, reitera Bruna Silvestro, diretora Comercial da Interplayers.
Veja também: Venda de medicamentos para hipertensão arterial cresce durante a pandemia