“Autoritarismo, machismo, preconceito, discriminação”. Estas foram as principais palavras citadas por executivas atuantes no varejo, quando questionadas sobre a relação entre homens e mulheres no setor. Apesar de 29% declararem que já percebem uma complementariedade e um trabalho de forma colaborativa, 62% afirmam que não estão satisfeitas com a relação entre homens e mulheres no setor. Além disso, 80% disseram que o nível de esforço para alcançar cargos de direção é muito alto.
A pesquisa foi realizada entres os dias 7 a 13 de novembro, com 87 executivas do varejo com faixa etária entre 26 e 61 anos, pelo Grupo Mulheres do Varejo.
O Grupo Mulheres do Varejo (MdV) foi criado no início de novembro, por Fátima Merlin e Vanessa Sandrini, duas profissionais reconhecidas na área, com o propósito de ser uma referência na construção de uma nova onda do setor, inspirando-se na força feminina. “Juntas queremos construir uma economia mais colaborativa tornando-se agentes de uma transformação no varejo”.
O que era para ser um grupo de discussão, despretensioso, em poucos dias, tornou-se tão falado que reuniu 200 mulheres, a maior parte em posições de alta liderança, no Whatsapp. “Foram tantas vozes pedindo espaço para falar pela mesma causa que a responsabilidade aumentou”. Em duas semanas, dez mulheres se candidataram para fazer parte do Comitê Executivo, um planejamento estratégico foi elaborado, logotipo e apresentação foram criados, as redes sociais abertas, uma pesquisa enviada e, em um mês cerca de 500 mulheres já fazem parte do grupo. No Facebook, a página já alcançou 6 mil pessoas em menos de um mês.
Tanta força que no dia 11 de dezembro foi realizado o 1º Encontro Nacional de Mulheres do Varejo, na sede da GS1, uma das patrocinadoras do evento. Outras marcas como Activa ID, Bestfit, Casablanca Buffet e Eventos, Café Orfeu, Donna Color, Green People, Lumidea, Mistral, Netquest, Organic também acreditaram no potencial e apostaram no grupo. “Quando abrimos as inscrições para o evento, elas se encerraram em três dias”, comenta Fátima Merlin. “Isso demonstra que as mulheres querem e ainda precisam lutar pelo seu espaço”.
DEBATE
Além de apresentar a pesquisa completa, o grupo debateu o papel da mulher no varejo com os convidados Adriana Muratore, Cibele Vacchiano, Hugo Bethlem e o grupo definiu quais são os principais tópicos para os trabalhos em 2019. Entre os temas mais citados foram desenvolvimento e negócios.
A palestrante e terapeuta Dirce Katayama, do Núcleo Ser Treinamentos, fez questão de falar sobre a “Apropriação e Apoderamento” do feminino. “Fiquei perguntando para mim por que os melhores chefs, estilistas de alta costura, os criadores de música clássica eram homens. Um dia, lendo um livro, me veio um insight: porque nós mulheres somos cocriadoras, criamos com Deus e os homens não tem esse privilégio. Por isso, eles precisavam preencher esse vazio criando coisas maravilhosas também”, conta Dirce.
PERFIL DAS ENTREVISTADAS
38% – CEO, Presidente, Sócia-Proprietária
23% – Diretoria, CFO
21% – Alta gerência
9% – Média gerência
9% – Executiva/Especialista
Fonte: Grupo Mulheres do Varejo