Precificação de produtos: acertos e erros

Jiovanni Coelho fala sobre pricing
Foto: Humberto Teski
Publicidade

Para falar sobre os principais acertos e erros na precificação de produtos em farmácias e drogarias, o programa É De Farmácia recebeu (3/03/2020) o especialista em Pricing e Tributação da Simtax, Jiovanni Coelho.

O que é Pricing

Área ainda muito nova em farmácias e drogarias, o pricing nasce focado no aumento da lucratividade a partir da correta precificação de produtos. “O pricing não é apenas o preço, mas sim o conjunto formato pelo preço de compra, custo médio, impostos que incidem sobre o produto, margem e posicionamento do preço na ponta”, explica Jiovanni.

O especialista acrescenta que a precificação está diretamente relacionada à forma como os produtos são adquiridos. “O custo será impactado pela origem da compra, se feita diretamente na indústria ou por meio de distribuidores. Além disso, se o empresário não souber como funcionam os tributos de cada estado, pode acabar elevando o custo do produto e diminuindo o lucro e a competitividade da loja.”

Veja também: Conheça todos os tipos de impostos para farmácias

Guerra de preços: ruim para todos

Muitas farmácias podem se ver reféns da guerra de preços que acontece no mercado. “Não há necessidade de ser competitivo a todo momento. Se você for competitivo em 20% das suas linhas estratégicas, é possível atrair pessoas e oferecer um bom preço.”

Segundo Jiovanni, é necessário ter um objetivo claro que justifique o desconto. “O primeiro deles é fazer as pessoas entrarem na loja. O segundo é aumentar o ticket médio, fazer com que os clientes comprem mais do que pretendiam inicialmente”, defende ele.

Talvez seja exagerado falar em área de pricing, mas é certo que todas as empresas de varejo precisam ter profissionais especializados em precificação. “As drogarias têm que identificar o que está sendo feito de maneira errada. Já cheguei em farmácias onde o preço de venda era R$ 13,01. Não pode. Deveria ser R$ 12,99, o chamado preço psicológico, que estimula o cérebro a pensar que está pagando menos”, ensina o especialista.

Treinamento da equipe é essencial

Toda a equipe precisa estar envolvida e entender o que a área de pricing está fazendo. Por isso, deve ser treinada e até mesmo visitar farmácias concorrentes para ver como é possível aplicar os conceitos na própria loja.

Outro fator que influencia diretamente na precificação são os tributos. “O Brasil é muito complexo na parte tributária. Quem trabalha com pricing precisa entender as regras tributárias antes de montar a estratégia”, diz Jiovanni.

Assista ao É de Farmácia na íntegra:

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo