EnglishPortugueseSpanish

Reajuste dos preços dos medicamentos: entenda a situação

reajuste dos preços de medicamentos
Foto: Divulgação

O reajuste anual dos preços dos medicamentos em 2020 está causando polêmica. Tradicionalmente ocorrendo no dia 1º de abril de cada ano, a pandemia do coronavírus fez com que o governo publicasse a Medida Provisória nº 933, de 31 de março de 2020, adiando por 60 dias a mudança nos valores.

Momento atual

Após o fim desse prazo, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicou, no dia 1º de junho, a Resolução nº 1, autorizando as empresas produtoras de medicamentos a reajustarem o valor dos produtos.

Contudo, no dia 27 de maio, Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, prorrogou a vigência da MP nº 933 por mais 60 dias. Além disso, na última terça-feira (2/6), o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 1.542/2020, do senador Eduardo Braga (MDB/AM), que pede a suspensão do reajuste por 120 dias.

Possíveis cenários

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj e especialista em Legislação Farmacêutica e Sanitária, explica que Projeto de Lei segue para análise na Câmara dos Deputados, e poderá sofrer emendas: “Após a discussão na Câmara, o projeto volta para apreciação no Senado e, só depois disso, será encaminhado ao presidente da República, que pode vetá-lo total ou parcialmente ou então sancioná-lo”.

Enquanto isso, a Medida Provisória também segue tramitando. Será analisada pela Comissão Mista e nos plenários das duas casas legislativas. Se aprovada em ambas, segue também para avaliação do presidente.

Até que as duas possibilidades sejam analisadas e eventualmente aprovadas, a resolução publicada pela CMED continua válida.

Reajuste dos preços

Semblano reitera a importância do reajuste nos valores dos produtos: “Grande parte dos insumos farmacêuticos é fornecida por países como Índia e China. Durante a pandemia, o valor do frete e do dólar, moeda mundial, aumentou significativamente, levando a um crescimento sensível dos custos da indústria farmacêutica e, por necessidade, dos preços dos medicamentos”.

Veja também: CMED publica resolução que autoriza reajuste de medicamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Canais digitais da Emefarma.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu