Seis meses após lançamento do genérico da EMS, preço de anticoagulante mais prescrito do País cai 42%

Preços de anticoagulante caem após lançamento da EMS
Foto: freepik

Com o lançamento do primeiro genérico da molécula rivaroxabana pela EMS, em maio deste ano, os preços do medicamento – o anticoagulante mais prescrito por cardiologistas no Brasil, caíram 42% e ampliaram o acesso da população ao tratamento de saúde. Dados da IQVIA/FMB mostram que, há seis meses, uma caixa com 30 comprimidos de referência custava R$ 259,31. Atualmente, a versão genérica é comercializada em torno de R$ 149,39.

A queda nos preços já é reflexo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou o parágrafo único do artigo 40 da Lei de Patentes, que previa prorrogação automática dos prazos de patentes para produtos farmacêuticos. Assim, outros players da indústria farmacêutica podem reproduzir e comercializar a molécula.

“Nossos estudos tiveram início em 2016 e, quando foi liberada a patente, agimos rapidamente para lançar esse medicamento, que é de extrema importância para a população. Com maior quantidade e mais opções de produtos nas farmácias, um número maior de pessoas já vem tendo acesso a uma alternativa mais acessível do tratamento, o que é ainda mais importante em um momento de crise econômica como o que temos vivido”, explica Roberto Amazonas, diretor médico-científico da EMS.

Segundo a IQVIA, o volume de caixas de rivaroxabana demandado no mercado cresceu 54% em 2021, saltando de 2,97 milhões entre janeiro e setembro de 2020 para 4,58 milhões no mesmo período deste ano. A EMS foi responsável por aproximadamente meio milhão desse total. Em agosto, a companhia conseguiu registro na Anvisa para fabricação e comercialização de uma marca própria de rivaroxabana, o Vynaxa.

Veja também: Em campanha do Novembro Azul, EMS pinta fachada e promove ações de conscientização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia