Setor farmacêutico faz novo pedido sobre ICMS a governo de SP

Entidades fazem novo pedido sobre ICMS de medicamentos a governo de SP
Foto: freepik
Publicidade

Foi divulgada nesta segunda-feira (11) uma carta de oito entidades do setor farmacêutico e da saúde dirigida ao governador de São Paulo, João Doria, pedindo mais manutenções em relação à alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos no estado.

Genéricos

Na semana passada, o governo divulgou que revogaria o aumento do valor da taxa para medicamentos genéricos.  No documento, as entidades agradecem a alteração, mas pedem que a isenção fiscal das outras classes de produtos também sejam restauradas, seguindo o benefício aprovado há 19 anos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Leia também: Governo de SP suspende nova alíquota de ICMS sobre medicamentos genéricos

Outros medicamentos

Segundo as entidades, o aumento de 21,95% no preço dos medicamentos para tratamento de câncer, diálise de pacientes renais crônicos, Ainds, doenças raras e gripe H1N1 deve pressionar o atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse aumento inviabiliza o atendimento na rede privada de saúde (hospitais, clínicas, etc), responsável pelo cuidado de grande parcela de pacientes do SUS e cujos custos serão afetados pelo aumento de carga tributária no Estado de São Paulo”, informa o documento.

Entidades envolvidas

A carta foi assinada pelas seguintes associações: Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac); Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica de Pesquisa e de Capital Social (Grupo FarmaBrasil); Instituto Coalizão Saúde (Icos); Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma); Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos); Sindicado dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Demais Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo (Sindhosp) e Sindicado da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo