EnglishPortugueseSpanish

Setor farmacêutico faz novo pedido sobre ICMS a governo de SP

Entidades fazem novo pedido sobre ICMS de medicamentos a governo de SP
Foto: freepik

Foi divulgada nesta segunda-feira (11) uma carta de oito entidades do setor farmacêutico e da saúde dirigida ao governador de São Paulo, João Doria, pedindo mais manutenções em relação à alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos no estado.

Genéricos

Na semana passada, o governo divulgou que revogaria o aumento do valor da taxa para medicamentos genéricos.  No documento, as entidades agradecem a alteração, mas pedem que a isenção fiscal das outras classes de produtos também sejam restauradas, seguindo o benefício aprovado há 19 anos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Leia também: Governo de SP suspende nova alíquota de ICMS sobre medicamentos genéricos

Outros medicamentos

Segundo as entidades, o aumento de 21,95% no preço dos medicamentos para tratamento de câncer, diálise de pacientes renais crônicos, Ainds, doenças raras e gripe H1N1 deve pressionar o atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse aumento inviabiliza o atendimento na rede privada de saúde (hospitais, clínicas, etc), responsável pelo cuidado de grande parcela de pacientes do SUS e cujos custos serão afetados pelo aumento de carga tributária no Estado de São Paulo”, informa o documento.

Entidades envolvidas

A carta foi assinada pelas seguintes associações: Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac); Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica de Pesquisa e de Capital Social (Grupo FarmaBrasil); Instituto Coalizão Saúde (Icos); Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma); Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos); Sindicado dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Demais Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo (Sindhosp) e Sindicado da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu