Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostram que as vendas no varejo aumentaram 18,8% no mês de abril, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês em 2020. Em relação à receita de vendas, a alta foi de 33,3%. Mesmo com números expressivos, os resultados ainda estão abaixo do patamar pré-pandemia.
Resultados em alta
O calendário de abril beneficiou esse aumento. Houve uma sexta-feira – dia mais forte para o comércio – a mais e uma quarta-feira – quando a movimentação do comércio é menor – a menos do que abril passado.
Todos os setores analisados apresentaram aceleração nas vendas em relação a março. “A alta nas vendas em abril deste ano está relacionada à base de comparação com abril do ano passado. Naquele mês o ICVA registrou a sua mínima histórica, fortemente impactado pelo início da pandemia da Covid-19 no Brasil e das primeiras medidas de isolamento social, que levaram ao fechamento de boa parte do comércio”.
Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou uma alta de 6,76% no acumulado dos 12 meses terminados em abril, com aceleração de 0,31%. Os preços dos medicamentos foram os que mais contribuíram para esse crescimento.
Regiões
Segundo o IVCA, considerando a inflação, todas as regiões do Brasil apresentaram aceleração nas vendas no quarto mês do ano. O Norte registrou crescimento de 21,8%, Centro-Oeste de 19,4%, Nordeste de 19,2%, Sudeste de 19,2% e Sul de 16,3%.
Veja também: Conheça os principais fatores que contribuem para a fidelização do cliente na farmácia